A Prefeita de Monte Santo, Silvânia Matos, foi até Brasília e se reuniu com mais de dois mil Prefeitos para reclamar sobre os cortes no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Em um vídeo gravado durante o encontro a Prefeita afirmou: “Estamos aqui com mais de 2 mil prefeitos, PEDINDO SOCORRO para que a gente tenha mais recursos para a saúde e para todas as secretarias do Município”, “infelizmente no mês passado Monte Santo sofreu uma redução na receita municipal de 1 milhão de reais e neste mês de agosto mais de 800 mil reais". A Prefeita de Araci, Keinha (PDT) que gravou o vídeo ao lado de Silvânia também confirmou os cortes do Governo Lula nos repasses do FPM. Afirmou que com a redução a Prefeitura poderá ficar em atraso com fornecedores e os salários dos prestadores de serviço.
A Prefeita Silvânia que fez campanha para Lula nas Eleições de 2022, onde o atual Presidente chegou a receber 88% (oitenta e oito por cento) dos votos no município, ainda confirmou que alguns problemas que vem ocorrendo no município, inclusive na área da saúde, é decorrente da falta destes recursos que foram cortados sumariamente, vale dizer: sem prévio aviso e que o corte poderá prejudicar até o pagamento do décimo terceiro dos funcionários este ano. “Estamos com dificuldades financeiras para manter todos os serviços em pleno funcionamento, inclusive dificuldades para pagar o décimo terceiro salário dos servidores, mas seguimos aqui na luta pedindo ajuda ao nosso Presidente Lula”, afirmou a Prefeita nas redes sociais.
Além do corte do FPM, o atual Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), também bloqueou recursos de programas destinados aos mais pobres como o corte do Auxílio Gás, Farmácia Popular e também na área da Saúde e Educação. O atual Presidente também cortou mais de 2 milhões de beneficiários do Bolsa Família. Estima-se que só em Monte Santo, mais de 2 mil famílias tenham perdido o seu benefício desde o início do ano.
Segundo a UPB, esses cortes vem prejudicando ainda mais a economia de pequenos Municípios do nordeste, como Monte Santo muitos deles não tem renda própria e a grande parte dos recursos vem do FPM e caso o corte continue muitos municípios irão ter que tomar medidas drásticas como a demissão de funcionários e promover uma série de cortes nos serviços públicos prestados a população para não falirem.
A Ministra do Planejamento Simone Tebet afirmou esta semana que irá fazer um pente-fino no INSS e terá mais cortes no pagamento dos aposentados ainda este ano o que pode agravar ainda mais o problema.
Coincidência ou não, no mesmo período que ocorreram os cortes dos programas sociais, Lula anunciou empréstimo na casa de bilhões para países amigos como argentina e Venezuela e ainda criou esta semana mais um novo ministério que será comandado por partidos do centrão e irá aumentar ainda mais os gastos públicos, além disso, Lula se tornou o Presidente que mais liberou Emendas Parlamentares em um único mês. Foram mais de R$ 11 bilhões para “Emendas PIX” em grande parte destinadas a políticos do Centrão, para “ajudar” nas votações a favor do Governo na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Em 2022 este esquema foi chamado de “Orçamento Secreto”
Mesmo após a reunião, o Governo Federal do Presidente Lula, não deu qualquer previsão da volta dos pagamentos e estima-se que isso só vai acontecer em 2024. Por conta desse impasse, os Prefeitos de todo o Brasil, em especial do Nordeste, criaram uma campanha que foi divulgada pela União dos Municípios da Bahia (UPB), com o título “SEM FPM NÃO DÁ”, “Dia 30 as Prefeituras da Bahia vão Parar” e confirmaram uma Greve Geral para esta quarta-feira (30). A Prefeitura de Monte Santo publicou nesta segunda-feira e confirmou que também vai aderir à greve:
"Em razão do corte de receita advindo do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que teve queda significativa nos últimos repasses, causando impacto nas finanças dos municípios de todo o país, razão disso, no dia 30/08 (quarta-feira) a Prefeitura Municipal de Monte Santo e todos os órgão da Administração Pública terão seus serviços suspensos, exceto saúde, educação, segurança pública e infraestrutura que continuarão normalmente. Conforme Decreto Municipal de n° 713/2023, no dia 31/08 (quinta), as atividades, retornarão. "Sem FPM não dá!" afirmou a postagem da prefeitura de Monte Santo
Prefeitos do Nordeste Baiano que apoiaram Lula se revoltam e áudio de Grupo Vaza no WhatsApp.
No início do mês de agosto, vários áudios de um grupo privado de Prefeitos do Nordeste vazaram no WhatsApp. Revoltados, os Prefeitos de três municípios que apoiaram o Presidente Lula em 2022, detonam o atual Presidente, ”Querem acabar com as Prefeituras pequenas, sabendo que a Bahia foi a que mais deu voto pro Presidente Lula, cortando Bolsa Família das pessoas, não fez nada pelos aposentados, isso é uma falta de vergonha o que Lula está fazendo. No Governo Bolsonaro não era esta cachorrada não”, afirmou a Prefeita de Guaratinga - Ba, Marlene Dantas. A preocupação dos Prefeitos é que, 2024 é ano de eleição e muitos como a atual Prefeita Silvânia Matos irão disputar a reeleição e temem que estes cortes do Governo Federal possam impactar negativamente os Prefeitos, com a população que na maioria das vezes não entende que a responsabilidade é do Governo Federal e irão, inevitavelmente, acabar colocando toda a culpa do corte de verbas com as suas consequências nos Prefeitos.
Confira o vídeo da Prefeita de Monte Santo Silvânia Matos
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...