Hotéis da Bahia se preparam para o São João e reservas podem chegar a 100% de ocupação em algumas cidades

De acordo com o presidente da ABIH-BA, Luciano Lopes, nas cidades mais tradicionais a ocupação nos hotéis chegam a ser 100%

Por: Redação 1
10, jun. de 2023 às 17:14 • Atualz. 12, jun. de 2023 às 17:15
Siga-nos no Google News
Hotéis da Bahia se preparam para o São João e reservas podem chegar a 100% de ocupação em algumas cidades

Meado do ano com friozinho, comidas e bebidas típicas, roupas quadriculadas e muito arrasta pé é sinônimo de São João na Bahia. Uma das melhores épocas do ano está batendo na porta e já tem muita gente planejando a viagem para curtir os festejos juninos. Seja de avião, pela estrada ou pelo cruzeiro, o fato é que muitos turistas estão vindo para a Bahia de olho em quais cidades vão ficar. Diante disso, o setor hoteleiro do estado deve estar preparado para receber os visitantes.

Segundo a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA), no São João deste ano são esperados 1,5 milhão de visitantes no estado, o que deve injetar cerca de R$1,6 bilhão na economia. Além do estado, Salvador também será palco de muitas atrações este ano. De acordo com a Secretária de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), a expectativa deste ano é que 400 mil pessoas venham para a capital apreciar os festejos juninos.

Muitas atrações já foram anunciadas tanto na capital quanto em toda a Bahia. As estrelas do forró e do sertanejo devem atrair muitos turistas no estado. Tem gente que vai para a casa de algum familiar, mas muitas outras pessoas já planejam se hospedar nos inúmeros hotéis que existem no estado. O presidente da Associação Brasileira de Indústrias de Hotéis, Regional Bahia (ABIH-BA), Luciano Lopes fala sobre a expectativa da rede hoteleira para as festas juninas deste ano no interior do estado.

"A demanda para o São João historicamente sempre foram as cidades que estão situadas no interior do estado. Principalmente aquelas cidades mais tradicionais onde se tem uma demanda turística muito grande, como Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Amargosa, entre outras onde já tem um São João bastante forte. É natural que Salvador a cada ano que passa, esteja voltando a ter as festas tradicionais, mas ainda não se tem uma demanda, de uma forma geral, muito grande. Logo as atenções se voltam muito mais para o interior do estado. No estado como um todo aumenta bastante o incremento na ocupação dos hotéis. Nas cidades tradicionais a ocupação chega em torno de 100%", pontuou.

De acordo com a Setur-BA, os destinos mais procurados para curtir o Sanju são: Amargosa, Cruz das Almas, Senhor do Bonfim, Santo Antônio de Jesus, Cachoeira, Conceição do Jacuípe, Euclides da Cunha, Ibicuí, Irecê, Mucugê, Piritiba, São Sebastião do Passé, Itaberaba e Mata de São João.

Luciano Lopes também comenta sobre como as festas juninas costumam movimentar a economia local impulsionando a criação de renda com as contratações temporárias. "Nas cidades onde se tem uma demanda grande, há sim uma contratação temporária grande. Geralmente, na média histórica isso dá entre 25% a 30% a mais. Isso ajuda também a gerar renda e emprego. Então é uma festa que realmente movimenta toda a atividade turística no estado", finalizou.

Fonte: Tribunal da Bahia



Siga o MonteSanto.net no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Carregando..