As empresas de água e esgoto, energia, telefonia e do varejo receberam o maior volume de reclamações na Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor da Bahia (Procon-BA) em 2022. Durante todo o ano passado, o órgão estadual fez 37.718 atendimentos e formalizou 4.584 reclamações. Do total de reclamações, 89% foram resolvidas pelas empresas e 11% das queixas não foram atendidas.
Os dados do Cadastro de Reclamações Fundamentadas de 2022 foram divulgados nesta quarta-feira (15), em evento que marcou o Dia Mundial do Consumidor ocorrido na sede da seccional baiana da OAB. Os maiores problemas trazidos pelos consumidores ao Procon-BA estão relacionados a cartões de crédito, débito e lojas, totalizando 3.707 atendimentos; em seguida apareceram energia elétrica 3.097; água e esgoto com 2.383; e crédito consignado e demais modalidades 1.784 atendimentos. Já pelo serviço virtual foram realizados 72.923 mil atendimentos.
Durante o ano passado, a Embasa liderou o ranking, com 318 queixas. A Coelba Neoenergia ficou com o segundo lugar, com 172 reclamações cadastradas. Três empresas de Telefonia (Oi, Claro e TIM) também contabilizam reclamações – 160, 118 e 114, respectivamente. As lojas de varejo Casas Bahia (119) e Magazine Luiza S/A (95) também foram acionadas pelos consumidores.
O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, afirmou que o Procon-BA – vinculado a esta pasta – tem um papel fundamental na garantia dos direitos do consumidor (a). “A defesa do consumidor é um instrumento de garantia à cidadania e de proteção dos grupos vulneráveis. É, portanto, um mecanismo de combate às desigualdades e de promoção de direitos sociais”, comentou.
Também em celebração ao Dia do Consumidor, o Procon realiza o Mutirão de Negociação de Dívidas. A ação foi iniciada segunda-feira (13) e viabiliza a renegociação de dívidas com cartões de crédito, água, energia, empréstimo consignado, entre outras modalidades de crédito. O atendimento acontece por ordem de chegada, na sede Central do Procon-BA, na Rua Carlos Gomes, em Salvador, das 8h30 às 16h. No interior, o atendimento segue de acordo com o horário de funcionamento da unidade SAC à qual o posto está vinculado.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...