Boa noite! - quarta, 22 de novembro de 2017
Reinauguração do Museu do Sertão Notícias
06/11
às 20:59
2017
Reinauguração do Museu do Sertão
Depois de 4 anos Monte Santo volta a contar com Museu do Sertão, recentemente reinaugurado e entregue à visitação.

Os moradores de Monte Santo e visitantes acabam de ganhar mais um espaço de desenvolvimento cultural. Na tarde do dia (30/10), o Prefeito Vando reinaugurou o “Museu do Sertão”.


Há pouco mais de 4 anos o Museu do Sertão de Monte Santo foi fechado, da noite para o dia, por determinação da antiga Administração Municipal e segundo informação, o ato foi necessário para fins de reforma e melhoria das instalações pois o mesmo estava com risco de desabamento. A ideia era melhorar e tornar o museu uma referência cultural e possibilitar aos turistas que por aqui passam, ter acesso a informações e a um acervo de grande importância histórica e cultural com mais qualidade e segurança, especialmente o acervo que trata da Guerra de Canudos,  possuindo o Museu um grande número de itens que se referem às manifestações artísticas do Nordeste Brasileiro.

Tão logo assumiu a Prefeitura de Monte Santo o Prefeito Vando promoveu Licitação para Reforma do Museu que como já dito, é uma Referência Nacional pelo significado do riquíssimo acervo e assim a reinauguração do Museu do Sertão já é mais uma realidade que se pode aplaudir. O Projeto de Arquitetura foi desenvolvido pelo filho da Terra, o jovem Arquiteto Antonio Tolentino, conhecido como Toninho Dantas, que junto com a  Administração Municipal ajudou na reconstrução da estrutura do Museu.

O prédio que funciona o Museu passou por uma grande reforma, totalmente custeada com recursos próprios e beneficiará os moradores de toda Região Sisaleira, uma vez que conta com um importante acervo, tanto do que espelha a história do Município, os costumes do seu povo, quanto o que relembra aspectos da Guerra de Canudos.

Durante a reinauguração, o Prefeito Vando destacou a importância de espaços como esse: “O Museu do Sertão é um grande espaço cultural que retrata a história do sertão e dos sertanejos e esta é a história de nosso povo. A valorização das ações históricas e culturais de nossa população faz parte de nosso plano de governo. O trabalho não vai parar, vamos continuar trabalhando pela reconstrução de uma nova Monte Santo”, concluiu o prefeito.

O Evento também homenageou os idealizadores do Museu do Sertão, a exemplo do saudoso Ex-Prefeito Municipal Antonio Cordeiro de Andrade (Tota), merecidamente, pelo grande esforço em tornar realidade a preservação da história do nosso povo. Nessa festa de reinauguração, também foram lembrados aqueles que por anos colaboraram para manter a nossa história viva e lutaram pela preservação do Museu como no período em que esteve sob a Direção do Artista Plástico Hildegardo Cordeiro Amador Pinto, mais conhecido por “Dedega”. O amor à arte e a dedicação a tudo que se propõe a fazer trouxe uma vida a tudo o que parecia inerte naquelas “peças de museu”. Para deleite dos turistas, “Dedega”, profundo conhecedor de cada item do acervo, dava vida àquela casa, contando com detalhes o significado, a origem, a história e a importância de tudo o que ali estava à mostra. Para “Dedega” cada item não era uma “peça de museu”, mas um pedacinho de manifestação, de história e cultura de um povo, a nossa gente brava nordestina.

Em ocasiões como essa não podemos deixar de destacar as preocupações do Geógrafo e Escritor Raimundo Pinheiro (Raimundinho) e o Poeta e Artista Plástico Ivan Santana, pessoas engajadas com o desenvolvimento da cultura em nosso Município e que sempre estiveram empenhadas em contribuir para a preservação da memoria do nosso povo.

 

Há de se reconhecer também a grande contribuição que o ex-prefeito de Monte Santo Dr Ariston Correia Andrade, um grande visionário e que foi o incentivador da base cultural e histórica do nosso Município, responsável por trazer à Cidade em suas gestões, grandes personalidades históricas como: Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Elba Ramalho que em suas visitas e receptividade calorosa sempre deixavam um objeto de lembrança no Museu do Sertão. Foi assim com Luiz Gonzaga o "Rei do Baião" que por aqui deixou sua famosa sanfona que, desde o abandono do Museu a população preocupava-se por aquela peça de valor inestimável fazer parte do acervo que encontrava-se sem qualquer cuidado, bem assim a cantora Elba Ramalho que doou ao Museu as vestes do Show musical que fez em Monte Santo. Sabe-se agora que o Dr. Ariston teria conseguido resgatar aquela valiosíssima peça que foi reintroduzida, em público, no acervo no dia da reinauguração do Museu.


As manifestações culturais durante a reinauguração ficaram a cargo da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, na pessoa do Secretário Elizeu Tolentino da Silva, cuja Secretaria  tem por finalidade formular, coordenar e executar as funções do Município em matéria de Educação, cultura, esporte e lazer, competindo-lhe portanto a responsabilidade de proteger o patrimônio cultural, artístico, histórico e natural do Município. Assim, vários eventos foram encenados durante as solenidades de reinauguração do Museu do Sertão no último dia 30 de outubro, ocasião em que o riquíssimo acervo voltou a ser do povo de Monte Santo e visitantes.

Monte Santo agora tem um Museu aberto à visitação pública. Conheça nosso acervo, conheça nossa história, nossos costumes, nossa memória. Visite Monte Santo!


 






CONHEÇA MAIS SOBRE A HISTÓRIA DO ANTIGO MUSEU DO SERTÃO E VEJA A IMPORTÂNCIA DE RECUPERAR NOSSA HISTÓRIA.



Texto: José Moisés Teixeira



Equipe: MonteSanto.net
Leia Também:
R.M GRVAÇÕES
WWW.RMSOM.COM - O site da Galera
ramonmourapv@hotmail.com
Tel (75) 9948-2861
R.M GRVAÇÕES
J.P.V Material De Construção
O Point De Sua Construção
Avenida Walter Caldas
Tel
J.P.V Material De Construção
FARMACIA PHARMAVIDA
DISK REMÉDIO
Tel
LAN HOUSE PONTO DO ACESSO
O SEU PONTO DE ENCONTRO
RUA MONSENHOR JOSE DIAS
Tel (75) 9171-7363
MONTE SANTO EVENTOS
Tel (75)99111-6222
NOBRE
MÓVEIS E ELETRO COM CRÉDITO FACIL
AV. LUIZ EDUARDO MAGALHÃES
Tel
BAR DO EDMUNDO
MELHOR POINT DA CIDADE
RUA FERNANDES DE ALMEIDA ALTO DO SÃO FRANCISCO MONTE SANTO -BA
Tel (75) 9161-0938
Emy's Presentes
Você Em Primeiro Lugar
Av : Luiz Eduardo Magalhães Nº 77 centro
Tel (75)32751653
UNINTER
O FUTURO A GENTE FA AGORA
RUA DEMOSTENES BARRETO COLÉGIO EMERENCIANO
Tel (75) 3275-1437/(74)99335-5517
Dellano Moto Peças
O Seu Caminho Seguro
Rua Coronel Caldas S/n
Tel (75)32751731
Dellano Moto Peças
CONFECÇÕES LEMOS
praça monsenhor berenguer
Tel
FASB
Faculdade Do Sertão Baiano
Av. Antônio Carlos Magalhães, nº 12 - Centro -
Tel 75 3275-1022
DANIEL DANTAS FOTOGRAFO
UM OLHAR UM CLICK UM REGISTRO PRA TODA VIDA
MONTE SANTO BA
Tel 75 991116222
DANIEL DANTAS FOTOGRAFO
PIZZARIA PEPPERONI
RUA ANTÔNIO PINHEIRO
Tel (75) 99152-7797 / (75) 98120-5094 / (75) 99232-631