Bom dia! - domingo, 22 de setembro de 2019
Tecnologia mexicana vai aumentar produção de sisal na Bahia Notícias
17/07
às 15:55
2012
Tecnologia mexicana vai aumentar produção de sisal na Bahia

Dois pesquisadores mexicanos da Universidade Autônoma de Ganajuato estão na Bahia com o objetivo de preparar técnicos do Governo do Estado e pesquisadores da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) para produção em larga escala de mudas de sisal. Eles vão ensinar a técnica da micropropagação por cultura de tecidos, que será usada na biofábrica do sisal, a ser construída em Cruz das Almas em 2013.

As aulas vão durar uma semana, com encontros teóricos e práticos para a transferência da tecnologia. A técnica consegue, por meio de uma célula da planta, criar uma muda. Com isso, acelera a produção de novos exemplares, que são mais fortes que os encontrados na natureza.

“Como não tínhamos conhecimento dessa tecnologia, a visita dos pesquisadores vai nos economizar algo em torno de dois anos de trabalho, tempo que levaríamos para desenvolver a técnica que eles dominam e vão nos ensinar”, afirmou a pró-Reitora de Pesquisa e Pós Graduação da UFRB, Ana Cristina Fermino.



Por intermédio da nova técnica, a biofábrica deve produzir um milhão de mudas para distribuição nas 76 cidades baianas que possuem produtores de sisal. “Nossa intenção é recuperar a lavoura do sisal, que passa por um problema de produtividade devido à podridão vermelha e à falta de conhecimento científico na produção”, explicou o secretário de Ciência e Tecnologia, Paulo Câmera.


Maior produtor


Com uma colheita anual de 110 mil toneladas, a Bahia é o maior produtor de sisal do país. Mais de 700 mil pessoas vivem na região em que a planta é uma das principais fonte de renda. Apesar do volume, a utilização das fibras é direcionada apenas ao artesanato e à tecelagem de exportação. Um dos objetivos das pesquisas ligadas à biofábrica é permitir uma produção suficiente para que o sisal tenha outras utilizações, agregando valor à planta.



Entre as novas aplicações do sisal está a fabricação de móveis, carteiras escolares e painéis de veículos. Os primeiros protótipos já chegam a usar a fibra para substituir 20% da antiga matéria prima. O grande desafio é manter uma produção que garanta segurança para as indústrias que pretendem usá-lo. 



“A indústria só compra uma idéia se tiver garantia de fornecimento e é isso que buscamos. Com a biofábrica teremos mudas e todo o acompanhamento técnico para garantir a produção, aumentando a qualidade e o número de plantas por hectare”, afirmou Paulo Câmera.



Além do sisal tradicional, conhecido científicamente como Agave Sisalana, outros dois tipos da planta serão produzidos pela biofábrica e distribuídos na região sisaleira. De acordo com Câmera, o Agave Tequilana e o Agave 11648 (híbrido) vão estar no projeto. “A Tequilana é utilizada para produzir bebidas destiladas, como a tequila, xaropes e bioetanol e a hibrída tem fibras curtas e é mais dada à industrialização”.


Parceria


O trabalho de incentivo à produção do sisal é realizado em parceria pelas secretarias estaduais da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Agricultura (Seagri) e UFRB. As produções das pesquisas e das mudas serão feitas em Cruz das Almas devido à disponibilidade de pesquisadores e infraestrutura de laboratórios, mas a produção será direcionada para as cidades produtoras. “Acreditamos que, entre três e cinco anos, o conhecimento científico produzido pela UFRB, com apoio técnico do estado, permitará mudar a realidade da região sisaleira da Bahia”, disse Câmera.(Secom)


Equipe: MonteSanto.net
Leia Também:
AUTO POSTO PÉ DE SERRA
ABERTO 24 HORAS
SAIDA PARA EUCLIDES DA CUNHA PRÓXIMO AO CONTORNO
Tel
MONTE SANTO EVENTOS
Tel (75)99111-6222
DANIEL DANTAS FOTOGRAFO
UM OLHAR UM CLICK UM REGISTRO PRA TODA VIDA
MONTE SANTO BA
Tel 75 991116222
DANIEL DANTAS FOTOGRAFO
DAN EVENTOS
COBERTURA DE FESTAS
MONTE SANTO
Tel 7591116222
AUTO POSTO BG
AVENIDA JOÃO CORDEIRO SAÍDA PEDRA VERMELHA
Tel
PIZZARIA PEPPERONI
RUA ANTÔNIO PINHEIRO
Tel (75) 99152-7797 / (75) 98120-5094 / (75) 99232-631
Emy's Presentes
Você Em Primeiro Lugar
Av : Luiz Eduardo Magalhães Nº 77 centro
Tel (75)32751653
R.A AUTO PEÇAS
Av Walter Caldas n644 centro Monte Sannto
Tel 3275-1069
NOBRE
MÓVEIS E ELETRO COM CRÉDITO FACIL
AV. LUIZ EDUARDO MAGALHÃES
Tel
Dellano Moto Peças
O Seu Caminho Seguro
Rua Coronel Caldas S/n
Tel (75)32751731
Dellano Moto Peças
BAR DO EDMUNDO
MELHOR POINT DA CIDADE
RUA FERNANDES DE ALMEIDA ALTO DO SÃO FRANCISCO MONTE SANTO -BA
Tel (75) 9161-0938
R.M GRVAÇÕES
WWW.RMSOM.COM - O site da Galera
ramonmourapv@hotmail.com
Tel (75) 9948-2861
R.M GRVAÇÕES
UNINTER
O FUTURO A GENTE FA AGORA
RUA DEMOSTENES BARRETO COLÉGIO EMERENCIANO
Tel (75) 3275-1437/(74)99335-5517
J.P.V Material De Construção
O Point De Sua Construção
Avenida Walter Caldas
Tel
J.P.V Material De Construção

Warning: mysql_fetch_assoc(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/storage/f/24/77/montesanto1/public_html/index.php on line 221
Tel