Boa tarde! - quinta, 21 de novembro de 2019
Monte Santo Modelo de Administração Notícias
12/09
às 4:05:
2010
Monte Santo Modelo de Administração
Monte Santo é referência na administração pública.


 Monte Santo é referência na administração pública, em função do trabalho que o prefeito Everaldo está realizando, exercitando uma gestão modelo: planeja as ações do governo, administra com responsabilidade e seriedade. Com isso, Monte Santo está ganhando obras importantes que estão mudando a cidade e o campo, em todas as áreas: saúde, educação, economia, infraestrutura, desenvolvimento urbano e rural, com as finanças atualizadas, pagando o funcionalismo em dia e sem débitos a fornecedores.


O planejamento de obras, em parceria com a comunidade que aponta as prioridades, além da austeridade imposta pelo prefeito, sem desperdícios, está permitindo que o município possa fazer realizações mesmo sem contar com apoio do governo federal ou estadual: neste ano, Monte Santo não recebeu um único centavo além dos recursos constitucionais a que tem direito. “É um desafio muito grande administrar exclusivamente com os recursos municipais, mas estamos conseguindo atender as principais demandas da população”, afirma o prefeito Everaldo Joel de Araújo.

Mais cinco escolas modelo- Com projetos de Juraci Dórea, um dos mais renomados arquitetos baianos, a Prefeitura de Monte Santo está concluindo, com recursos próprios, mais cinco escolas modelo, uma na sede e as demais em comunidades rurais: Pedra Vermelha, Jenipapo, Lagoa de Cima e Lagoa das Pedras. O prefeito Everaldo explica que são unidades educacionais de porte, aliando estética e conforto para estudantes e professores.

 Juraci Dórea é um arquiteto muito criativo, preocupado com a beleza dos prédios, conseguindo, no entanto, harmonizar essa questão com o bem estar dos docentes e discentes e, naturalmente, com os custos da obra. Em síntese, temos prédios escolares bonitos, com linhas arquitetônicas arrojadas, mas confortáveis e com custocompatível com a capacidade financeira do município”, salienta.

As escolas modelo têm cinco amplas e bem ventiladas salas de aulas, área para recreação, diretoria, secretaria, cozinha e sala de informática. “Estamos desenvolvendo projeto visando a democratização do acesso ao computador, ferramenta já integrada ao cotidiano do homem contemporâneo, que tem grande importância como suporte das atividades pedagógicas”, afirma Vando.

Ele explica que a definição das localidades foi feita a partir de levantamento efetuado pela Secretaria de Educação, de acordo com a demanda. Segundo avalia o secretário de Infraestrutura, não é admissível aplicação dos recursos públicos com a construção de unidades escolares sem funcionalidade, sem estudantes em quantidade suficiente que justifique o investimento.

Nos primeiros meses deste ano, a Prefeitura construiu quatro unidades educacionais de menor porte, para atender a demanda das comunidades de Belos Campos, Bom Sucesso, Jardim e Lajinha. Nos últimos anos, entregou à comunidade estudantil duas escolas modelo, também construídas com recursos próprios: Colégio Municipal Professora Otacília Cardoso, na sede, e Escola Municipal Professora Teresa Alves, na Mandassaia.

Saúde de qualidade de atendimento digno-Com prioridade absoluta para a saúde pública, buscando a qualidade e a oferta de atendimento digno para a população, a Prefeitura de Monte Santo está realizando investimentos, tanto na sede como na zona rural. Nos primeiros meses do primeiro mandato, o prefeito Everaldo Joel de Araújo reformou e ampliou o Hospital Municipal Monsenhor Berenguer e elaborou o plano de ações para o setor.

Foram construídos 11 postos do Programa Saúde da Família no campo e uma unidade básica de saúde na Lajinha, todos com atendimento médico e odontológico, programas de assistência para diabéticos e hipertensos, inclusive com visitas dos médicos nas residências dos pacientes que não podem se movimentar e distribuição de medicamentos. No ano passado, a Secretaria de Saúde implantou o serviço de coleta de material nas comunidades rurais para realização de exames.

A prefeitura vem dispensando especial atenção para a saúde da mulher e da criança, com apoio integral e acompanhamento permanente às gestantes e recém-nascidos. Os resultados estão presentes na redução sistemática da mortalidade infantil, com programas diversos, como vacinação, acompanhamento do desenvolvimento infantil, incluindo assistência nutricional.

Melhor qualidade de vida- “Nossa administração está pautada em um objetivo claro e definido: a melhoria da qualidade de vida da população”, afirma o prefeito Everaldo Joel de Araújo. Para tanto, estão sendo feitos investimentos em pavimentação de ruas, livrando os moradores da poeira e da lama. Em cinco anos e oito meses, a Prefeitura pavimentou mais de 240 mil metros quadrados de ruas, na sede e em comunidades rurais – o bairro Rua Nova está com mais de 90 por cento das vias calçadas.

O governo municipal também está investindo na reforma e construção de praças, na cidade e no campo, para oferecer espaços para o lazer e encontros sociais. A Praça Monsenhor Berenguer, totalmente requalificada, se transformou em um dos mais bonitos cartões postais do interior baiano; a Praça São Sebastião, também na sede, está de cara nova e comunidades rurais ganharam novas áreas de lazer. A prefeitura construiu quadras poliesportivas, na sede e no campo, o Ginásio de Esportes Elias Azeredo Pinto e centro de turismo e lazer, para que a população conte com espaços para a diversão e a prática esportiva.

Uma das vertentes do programa de melhoria da qualidade de vida está nas ações voltadas para a moradia digna para famílias de baixa renda. Com apoio do governo estadual, foram construídas mais de 240 casas populares, na sede e em Pedra Vermelha, além de reforma em residências de risco nesse povoado e em Lajinha.   

Apoio ao produtor rural- Município com mais de 3.400 quilômetros quadrados, com a maior parte dos 54 mil habitantes distribuídos na zona rural, o prefeito Everaldo Joel  vem desenvolvendo um plano de ações direcionadas para os moradores do campo, para que possam produzir mais, viver com dignidade, evitando o êxodo.

A prefeitura ampliou a rede de eletrificação rural, levando energia para mais de cinco mil famílias, construiu barragens, represas e açudes, implantou redes de abastecimento de água em vários povoados, “O projeto de desenvolvimento rural se completa com ações com bons serviços na saúde, na educação, no incentivo a produção, no lazer e na valorização das manifestações culturais”, justifica o prefeito.



Autor: A. Nery com C. Mathias
Matéria publicada na revistavidabrasil
www.revistavidabrasil.com.br


Equipe: MonteSanto.net
Leia Também:
AUTO POSTO PÉ DE SERRA
ABERTO 24 HORAS
SAIDA PARA EUCLIDES DA CUNHA PRÓXIMO AO CONTORNO
Tel
MONTE SANTO EVENTOS
Tel (75)99111-6222
Dellano Moto Peças
O Seu Caminho Seguro
Rua Coronel Caldas S/n
Tel (75)32751731
Dellano Moto Peças
UNINTER
O FUTURO A GENTE FA AGORA
RUA DEMOSTENES BARRETO COLÉGIO EMERENCIANO
Tel (75) 3275-1437/(74)99335-5517
DANIEL DANTAS FOTOGRAFO
UM OLHAR UM CLICK UM REGISTRO PRA TODA VIDA
MONTE SANTO BA
Tel 75 991116222
DANIEL DANTAS FOTOGRAFO
PIZZARIA PEPPERONI
RUA ANTÔNIO PINHEIRO
Tel (75) 99152-7797 / (75) 98120-5094 / (75) 99232-631
NOBRE
MÓVEIS E ELETRO COM CRÉDITO FACIL
AV. LUIZ EDUARDO MAGALHÃES
Tel
BAR DO EDMUNDO
MELHOR POINT DA CIDADE
RUA FERNANDES DE ALMEIDA ALTO DO SÃO FRANCISCO MONTE SANTO -BA
Tel (75) 9161-0938
R.A AUTO PEÇAS
Av Walter Caldas n644 centro Monte Sannto
Tel 3275-1069
DAN EVENTOS
COBERTURA DE FESTAS
MONTE SANTO
Tel 7591116222
J.P.V Material De Construção
O Point De Sua Construção
Avenida Walter Caldas
Tel
J.P.V Material De Construção
AUTO POSTO BG
AVENIDA JOÃO CORDEIRO SAÍDA PEDRA VERMELHA
Tel
Emy's Presentes
Você Em Primeiro Lugar
Av : Luiz Eduardo Magalhães Nº 77 centro
Tel (75)32751653
R.M GRVAÇÕES
WWW.RMSOM.COM - O site da Galera
ramonmourapv@hotmail.com
Tel (75) 9948-2861
R.M GRVAÇÕES

Warning: mysql_fetch_assoc(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/storage/f/24/77/montesanto1/public_html/index.php on line 221
Tel