Boa noite! - segunda, 27 de janeiro de 2020
Fogo Simbólico percorre 13 municípios nesta segunda e terça-fei Notícias
31/08
às 8:33:
2010
Fogo Simbólico percorre 13 municípios nesta segunda e terça-fei

Em comemoração a Semana da Pátria, está acontecendo mais uma edição da corrida do fogo simbólico que passará por treze municípios entre está segunda e terça - feira (30 e 31).

 O ato cívico chega ao quadragésimo primeiro ano visando o fortalecimento e a difusão do civismo no Brasil. Os atletas saíram por volta das 09h com a pira olímpica da cidade de Serrinha (foto arquivo) de onde seguiu para Conceição do Coité com 20 atletas, e todo suporte para a condução da tocha. Acompanha todo o percurso um dos fundadores, Luiz da Silva Pereira, conhecido por Luiz da Bicicleta, aos 64 anos, sargento Cléverson de Matos, comandante do Tiro de Guerra de Serrinha, atiradores do Tiro de Guerra (TG) e Egberto Matos, coordenador de esportes do munícipio serrinhense. Este ano ficou de fora apenas município de Retirolândia.

Os atletas de Serrinha deixaram a cidade depois de uma concentração na Praça Luiz Nogueira e o canto do Hino Nacional Brasileiro e acompanhados por batedores da Policia Militar, Guarda Municipal e uma ambulância, seguiram com destino a Coité pela rodovia BA 409, numa extensão de 36 km, chegando ao Centro Cultural de Coité por volta das 10h30. Na segunda parada o coordenador Luiz da Bicicleta pediu que o atleta serrinhense passasse a tocha ao sargento Clevérson que repassou à diretora do Centro Cultural Marize Ramos que posteriormente a levou até a pira e acendeu, devendo ser mantida acesa até o dia 7 de Setembro. Logo em seguida foi entoado o Hino Nacional com o hasteamento das bandeiras de Coité da Bahia e do Brasil, pelo Sargento Clevérson (Brasil) Marize (Bahia) e Gildemar Carneiro, secretário de esportes (Coité).

Por volta das 11h20 os trinta e cinco atletas coiteenses tiveram a dura missão de conduzir a tocha até Valente, no percurso de 27 km. O procedimento em Valente foi o mesmo de Conceição do Coité e será o mesmo em todos os municípios que receberão o fogo até amanhã às 17 horas, quando encerra a corrida em Serrinha. Os atletas coiteenses têm o compromisso de acompanhar o fogo até Valente ficando a critério da coordenação o acompanhamento ou não, pois a partir de Valente os atletas daquele município que conduzirão até Santa Luz e assim sucessivamente. O único que percorre todos os municípios é Serrinha cidade anfitriã.

Segundo Egberto Matos, a pernoite vai acontecer na cidade de Queimadas onde deverá chegar por volta das 17 horas de hoje. Na terça os atletas de Queimadas conduzirão até Cansanção no percurso de 40 km, Cansanção leva até Monte Santo 33 km, Monte Santo a Euclides da Cunha (40 km) Euclides da Cunha á Tucano 60 km, Tucano à Araci 45 km, Araci à Teofilândia 18 km, Teofilândia á Barrocas 11 km e por fim Barrocas à Serrinha 18 km - totalizando 441 km.

Como acontece o percurso? - Os atletas vão em um carro na frente da tocha sendo distribuidos no espaço de 200 metros, o atelta entrega a tocha ao próximo este corre mais duzentos metros e cada um que vai entregado a tocha sobe em outro carro que vem no recolhimento, este veículo depois de lotado faz a inversão do que estava na frente na distribuição, tempo suficinete para os atletas descansarem. A depender do percurso e quantidade de atletas cada corredor pode pegar a tocha até três vezes até a próxima cidade. A quantidade media de atletas convocados, na maioria estudantes, são de 25 por cidade.

História do fogo - segundo Luiz Silva Pereira, Luiz da Bicicleta ou mesmo professor Luiz, 63 anos, conhecidíssimo atleta baiano, natural de Serrinha, fez parte da primeira coordenação do fogo simbólico da pátria em 1969. De lá para cá participou de todas as corridas e está radiante por completar mais de quatro décadas como um dos organizadores do maior ato cívico da região sisaleira.

Ele, em 1970 serviu o tiro de guerra quando foi descoberto pelo seu instrutor para começar uma carreira no atletismo baiano, onde depois conquistou muitas glorias.

Luiz conta que a idéia do fogo simbólico partiu do professor Cleon, junto com o então presidente da delegacia da Junta Militar, o tenente Britto. "Eles tiveram a idéia de pegar essa tocha em Olindina, se juntaram ao ex-delegado de Serrinha, o Manoel Paz, conhecido por Maneca, e contou com a meninada, os estudantes, inclusive eu estava no meio e fomos pegar a tocha em Olindina. Trouxemos pra Serrinha e de lá pra cá, ela se expandiu por toda região e até hoje a gente está na luta.


Por: Raimundo Mascarenhas (calilanoticias.com)


Equipe: MonteSanto.net
Leia Também:
DAN EVENTOS
COBERTURA DE FESTAS
MONTE SANTO
Tel 7591116222
R.A AUTO PEÇAS
Av Walter Caldas n644 centro Monte Sannto
Tel 3275-1069
MONTE SANTO EVENTOS
Tel (75)99111-6222
DANIEL DANTAS FOTOGRAFO
UM OLHAR UM CLICK UM REGISTRO PRA TODA VIDA
MONTE SANTO BA
Tel 75 991116222
DANIEL DANTAS FOTOGRAFO
Emy's Presentes
Você Em Primeiro Lugar
Av : Luiz Eduardo Magalhães Nº 77 centro
Tel (75)32751653
NOBRE
MÓVEIS E ELETRO COM CRÉDITO FACIL
AV. LUIZ EDUARDO MAGALHÃES
Tel
BAR DO EDMUNDO
MELHOR POINT DA CIDADE
RUA FERNANDES DE ALMEIDA ALTO DO SÃO FRANCISCO MONTE SANTO -BA
Tel (75) 9161-0938
PIZZARIA PEPPERONI
RUA ANTÔNIO PINHEIRO
Tel (75) 99152-7797 / (75) 98120-5094 / (75) 99232-631
R.M GRVAÇÕES
WWW.RMSOM.COM - O site da Galera
ramonmourapv@hotmail.com
Tel (75) 9948-2861
R.M GRVAÇÕES