Bom dia! - terça, 18 de junho de 2019
Cinzas dos Embaixadores Paulo Cordeiro e Vera Estrela são Depositadas no Jazigo da Família em Monte Santo – Bahia. Notícias
24/05
às 21:48
2019
Cinzas dos Embaixadores Paulo Cordeiro e Vera Estrela são Depositadas no Jazigo da Família em Monte Santo – Bahia.
Celebrada nesta quinta-feira(23/05), no Museu do Sertão em Monte Santo – Bahia, Missa de Exéquias, do Excelentíssimo Senhor Embaixador Paulo Cordeiro de Andrade Pinto e de sua esposa, a Excelentíssima Senhora Embaixatriz, Vera Lúcia Estrela de Andrade Pinto.

Foi celebrada nesta quinta-feira(23/05), no Museu do Sertão em Monte Santo – Bahia, Missa de Exéquias ou de Últimas Recomendações e Despedida, do Excelentíssimo  Senhor Embaixador Paulo Cordeiro de Andrade Pinto e de sua Esposa, a Excelentíssima Senhora Embaixatriz, Vera Lúcia Estrela de Andrade Pinto e na ocasião, o Poder Público Municipal, autoridades e comunidade local, que lotou o recinto do Museu, ficando muita gente no seu entorno, prestaram suas condolências aos seus familiares, seguindo, após a cerimônia, em cortejo até o Cemitério local, onde foram depositadas as cinzas do casal no jazigo da família.


Durante a celebração foi apresentado um Histórico sobre a trajetória de vida dos Embaixadores Paulo Cordeiro e Vera Lúcia, elaborado e proferido pelo Escritor, Poeta, Dramaturgo e Artista Plástico de Monte Santo, Ivan Santana, que com toda a sua sensibilidade revelou ser difícil, mesmo para quem os conheceu de perto,  descrever com fidelidade as pessoas de Paulo e Vera, diante de tantas qualidades positivas e das peculiaridades ímpares a cada um dos dois e a ambos como casal que abraçaram a mesma carreira no importante trabalho que exerceram em prol do Brasil, mundo afora.

Não foi por acaso que essa última cerimônia aconteceu nas dependências do Museu do Sertão e na Cidade de Monte Santo. No casarão que hoje abriga o referido Museu, antiga residência dos seus avós, Paulo viveu até os seus três anos de vida e ali, passou parte de sua juventude. Em vida, costumava dizer, que quando partisse para outro plano, gostaria que seus restos mortais fossem depositados em Monte Santo, sua cidade de origem. Ao lado de sua grande companheira Vera, com quem viveu durante 43 anos, se juntaram nessa mesma terra, como sempre estiveram em vida.

Muito comovido, o Excelentíssimo Senhor Prefeito Edvan Fernandes, falou da importância de Paulo e do seu empenho em sempre ajudar Monte Santo, ressaltando a campanha que este vinha fazendo junto a autoridades internacionais, para ajudar na recuperação da Igreja Matriz de Monte Santo.


Ouvimos também, o depoimento comovido, de um dos filhos do casal, Gabriel Cordeiro de Andrade Pinto, sobre o legado e os ensinamentos de seus país, que sempre passavam pelo respeito ao outro e às diversidades.

Vera Lúcia Estrela de Andrade Pinto

Nasceu em Salvador, casou-se com Paulo Cordeiro de Andrade Pinto, e com ele tivera três filhos, Pedro, João Matheus e Gabriel, que lhes deram três netas. Ao longo de 43 anos, os dois dividiram uma vida de muito amor e grande parceria.


Formada em filosofia, Mestra em Desenvolvimento pela Universidade de Genebra, foi ela quem ajudou Paulo em grandes ações de decisões, sendo considerada pelo esposo, como o seu cérebro político.

Com uma personalidade forte, rompeu barreiras e preconceitos para se impor enquanto mulher. Foi uma Embaixatriz ímpar, inteligente e orgulhosamente baiana. Acompanhou o seu esposo nessa difícil escolha de vida, que os faria Embaixadores do Brasil e da Bahia nos vários países que trabalharam.


Paulo Cordeiro de Andrade Pinto

Filho de pais Montesantenses (família Galdino Andrade), formou-se em História, Ingressou na Academia Diplomática Brasileira em 1978 e foi Cônsul-Geral do Brasil em Milão.


Em 2000, concluiu a tese “Diplomacia e Política de Defesa: o Brasil no debate sobre a segurança hemisférica no período-pós-Guerra Fria” no âmbito do Curso de Altos Estudos (CAE) do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Serviu como Segundo e Primeiro Secretário na Delegação Permanente junto à ONU em Genebra, como Primeiro Secretário nas Embaixadas em La Paz e Ottawa, como Conselheiro na Missão junto a ONU, onde foi membro de delegação no Conselho de Segurança (1998-1999). Como Ministro-Conselheiro nas Embaixadas no México e em Ottawa, como Embaixador nas Embaixadas em Porto Príncipe e Ottawa.

 

No Brasil, trabalhou prevalentemente no setor político, tendo sido (2011-2015) Subsecretário-Geral Político (África, Oriente Médio e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP), entre outros, mas também nos setores econômico, comercial e administrativo.

 

Na Presidência da República, foi Diretor (1995-1997) do Centro de Estudos Estratégicos da Secretaria de Assuntos Estratégicos. Possui diversas condecorações brasileiras. Foi embaixador do Brasil no Canadá, Haiti, França, Itália e por último no Líbano. Concluiu Ivan Santana.

O Prefeito Vando, ao lado da Primeira Dama Maria Almerinda e do filho Deputado Estadual Laerte, proferiu um discurso emocionado que contagiou a todos, eis na íntegra o conteúdo do seu pronunciamento:

”Para mim, é um desafio resumir em palavras a grandeza desse amigo e diplomata brasileiro. A emoção é ainda maior por estarmos num lugar simbólico, que une a história da nossa cidade, da nossa gente, com a história de Paulo, já que seus avós moraram exatamente aqui – antes que os nossos olhos pudessem contemplar esse Museu.

Paulo ingressou no Itamaraty em 1978 após sua esposa, a saudosa embaixatriz Vera Lúcia, notar que o marido tinha o dom para a carreira diplomática.

Há quem pense que a vida de um diplomata não possui grandes dificuldades. As primeiras dificuldades enfrentadas por Paulo foi quando, imbuído pelo espírito patriota, decidiu representar o Brasil em outros países.

Um dos seus primeiros desafios foi quando atuou como embaixador no Haiti, nação que enfrentava uma grave crise política que refletia na qualidade de vida das pessoas. Na época, Paulo acompanhou a presença de tropas brasileiras na Missão de Paz da ONU (Organização das Nações Unidas) e foi o responsável pela diplomacia brasileira e pacificação naquele país.

Além do papel que desempenhou no Haiti, Paulo também foi Embaixador no Canadá e mais recentemente no Líbano tendo sido Cônsul Geral do Brasil em Milão na Itália.


Apesar das viagens que fazia por esse mundo afora em virtude do posto que ocupava, Paulo nunca se envaideceu com o glamour peculiar aos embaixadores, posto mais alto da carreira diplomática.

Vivia de modo simples, valorizando a família, defendendo o diálogo, o amor e o respeito ao próximo, independente de raça, gênero e classe social. Há 41 anos, o casal formado por Paulo e Vera prezava pelos valores cristãos, da vida, do respeito ao próximo e às diferenças.

Prova disso é que, todos os anos, o casal fazia questão de visitar a nossa cidade para fortalecer suas raízes, rever os seus familiares e amigos.

Paulo era tão envolvido com a nossa cidade que foi a primeira pessoas com a qual mantivemos contato aos sermos surpreendidos naquela madrugada do dia 20 de abril, no Sábado de Aleluia, pelo incêndio que atingiu a Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus.


Paulo não se contentou em ajudar apenas financeiramente e estava mobilizando sua rede de contatos para ajudar a reconstruir a Igreja Matriz de Monte Santo, numa verdadeira força-tarefa.

A sua atitude solidária – algo que lhe era característico – também encantou o arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.  Durante a missa realizada no dia 20, em Salvador, Dom Murilo afirmou que interpretou o gesto de fé do nosso amigo e de sua amaga esposa, Vera Lúcia, como a prova da “manifestação do coração religioso dos dois, bem como a manifestação do amor a Jesus Cristo, a sua igreja e ao povo de Monte Santo”.

A notícia da partida precoce de Pulo e sua esposa pegou a todos de surpresa e gerou comoção internacional. Estava cumprindo uma agenda em Brasília quando fui informado sobre o acidente, que tirou a vida de Paulo e sua esposa, Vera Lúcia, e do motorista do táxi, Marcello de Filippis.

Além de nota divulgada pelo Palácio do Itamaraty, artistas, governadores, autoridades de outros países e até o ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, destacou a carreira íntegra desse diplomata que tanto honrou o Brasil em suas missões, a Bahia e o povo de Monte santo.

Em suas redes sociais, o ex-presidente Lula escreveu: “Recebi com muito pesar a triste notícia da morte do embaixador Paulo Cordeiro e de sua querida esposa Vera Estrela, num acidente na Itália. Paulo Cordeiro fortaleceu nossa cooperação com os países africanos e teve importante papel na pacificação do Haiti, construindo relações de solidariedade e amizade com outros povos e nações. Foi um dos maiores diplomatas que conheci nos meus oito anos como presidente da República. Honrou nossa diplomacia e deve servir de exemplo aos jovens que entram no Itamaraty. Minha solidariedade à família e aos amigos desse grande brasileiro. Luiz Inácio Lula da Silva.”


Tenho certeza que o legado de Paulo ficará para sempre na memória dos brasileiros e na história desse País. Por essa razão vou submeter à Câmara Municipal um Projeto de Lei que institua o nome de Paulo Cordeiro de Andrade Pinto em uma das obras a ser entregue pela Prefeitura.

Tenho certeza que essa homenagem é um reconhecimento à luta pelos menos favorecidos e ao legado deixado pelo amigo Paulo Cordeiro de Andrade Pinto para o povo de Monte Santo. Tenho certeza que agora, mais do que nunca, Paulo e sua esposa, Vera Lucia Ribeiro Estrela de Andrade Pinto, brilham ainda mais, no ugar mais alto que alguém pode estar: no céu, ao lado do deus Pai e do Sagrado Coração de Jesus. Essas são as palavras que tinha para proferir.” Concluiu Vando bastante emocionado.

 

Confira as fotos: 

GALERIA DE FOTOS


Fonte: MonteSanto.net


 


Equipe: MonteSanto.net
Leia Também:
AUTO POSTO BG
AVENIDA JOÃO CORDEIRO SAÍDA PEDRA VERMELHA
Tel
J.P.V Material De Construção
O Point De Sua Construção
Avenida Walter Caldas
Tel
J.P.V Material De Construção
DAN EVENTOS
COBERTURA DE FESTAS
MONTE SANTO
Tel 7591116222
Emy's Presentes
Você Em Primeiro Lugar
Av : Luiz Eduardo Magalhães Nº 77 centro
Tel (75)32751653
MONTE SANTO EVENTOS
Tel (75)99111-6222
AUTO POSTO PÉ DE SERRA
ABERTO 24 HORAS
SAIDA PARA EUCLIDES DA CUNHA PRÓXIMO AO CONTORNO
Tel
Dellano Moto Peças
O Seu Caminho Seguro
Rua Coronel Caldas S/n
Tel (75)32751731
Dellano Moto Peças
R.M GRVAÇÕES
WWW.RMSOM.COM - O site da Galera
ramonmourapv@hotmail.com
Tel (75) 9948-2861
R.M GRVAÇÕES
DANIEL DANTAS FOTOGRAFO
UM OLHAR UM CLICK UM REGISTRO PRA TODA VIDA
MONTE SANTO BA
Tel 75 991116222
DANIEL DANTAS FOTOGRAFO
NOBRE
MÓVEIS E ELETRO COM CRÉDITO FACIL
AV. LUIZ EDUARDO MAGALHÃES
Tel
PIZZARIA PEPPERONI
RUA ANTÔNIO PINHEIRO
Tel (75) 99152-7797 / (75) 98120-5094 / (75) 99232-631
R.A AUTO PEÇAS
Av Walter Caldas n644 centro Monte Sannto
Tel 3275-1069
BAR DO EDMUNDO
MELHOR POINT DA CIDADE
RUA FERNANDES DE ALMEIDA ALTO DO SÃO FRANCISCO MONTE SANTO -BA
Tel (75) 9161-0938
UNINTER
O FUTURO A GENTE FA AGORA
RUA DEMOSTENES BARRETO COLÉGIO EMERENCIANO
Tel (75) 3275-1437/(74)99335-5517

Warning: mysql_fetch_assoc(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/storage/f/24/77/montesanto1/public_html/index.php on line 221
Tel