Bom dia! - segunda, 17 de junho de 2019
Monte Santo já Conta com Posto de Reciclagem de Plástico, Metais e Papelão Notícias
14/04
às 18:08
2019
Monte Santo já Conta com Posto de Reciclagem de Plástico, Metais e Papelão
Trata-se de um importante embrião do que poderá ser uma Usina de Reciclagem e um exemplo a ser seguido que pode gerar riqueza, empregos, melhoria da qualidade de vida das pessoas e desenvolvimento para o Município.

Nesta sexta-feira(12/04) representantes da Equipe de Coordenação do Plano Municipal de Saneamento Básico visitou um pequeno embrião do que poderá ser no futuro uma grande Usina de Reciclagem de materiais plástico, ferragens e de papelão em Monte Santo.

Quando dizemos embrião é porque ainda é um negócio pequeno diante do potencial que a coleta seletiva e reciclagem de materiais descartados que impropriamente as pessoas chamam de lixo, têm de enriquecer pessoas e tirar famílias inteiras da linha da pobreza gerando empregos e renda.


Em muitas cidades do país quase a metade do lixo é jogado de qualquer jeito nas ruas, em terrenos baldios, em rios, lagos, no mar etc. e em outras tantas nem é coletado, o que gera problemas seríssimos se contarmos que cada brasileiro gera em média meio quilo de lixo por dia e isso pode dobrar dependendo do lugar onde as pessoas moram ou do poder aquisitivo que elas têm de consumir produtos enlatados, empacotados, envasados em vidros, entre outros.

De todo esse “lixo” produzido pelas pessoas 35% dos materiais coletados poderiam ser reciclados ou reutilizados e outros 35% transformados em adubo orgânico. Do que é coletado, apenas uma pequena parte é destinada adequadamente em aterros sanitários; o resto, é depositado sem tratamento nenhum nos chamados em "lixões" que terão que acabar, pois, por Lei não são mais permitidos, razão pela qual o Município de Monte Santo através de uma Equipe multidisciplinar vem se reunindo quase que semanalmente para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico que envolve resíduos sólidos e líquidos, Plano este que já está em fase de diagnose e que doravante passa por discussões em 5 regiões Administrativas que comportam outras em seu entorno, das mais de 100 existentes e assim pretende-se envolver toda a comunidade na elaboração do Plano e consequentemente a conscientização para que as futuras campanhas sejam bem sucedidas. 


A reciclagem é o aproveitamento do que é descartado, que não é lixo e que serve de matéria prima para a produção de outros produtos. Quando a reciclagem é praticada ocorre a diminuição no impacto ambiental. Quanto mais se aproveita do que já foi extraído da natureza em termos de matéria prima, mais se reduz o volume de resíduos sólidos e do lixo.

Voltando a falar sobre o embrião de Reciclagem em Monte Santo, localizado em terreno que fica entre as Populares e o Loteamento Minha Casa Minha Vida, ainda nesta sexta-feira por volta das 13:00 horas, após a Reunião do PMSB estiveram em visita ao local o Sr. Omar Santos da Costa, representante da Empresa AS Engenharia, responsável pela Coleta de lixo em Monte Santo, o Engenheiro Ambiental, representante da Consisal e José Moisés Teixeira - Assessor Jurídico do Legislativo onde mantiveram contato com o Sr. Valdenor Cardoso dos Santos e coletaram algumas informações importantes.


A reciclagem do Sr. Valdenor contribui socialmente para a geração de empregos e renda, melhora a qualidade de vida da sociedade quando é sabido que em apenas 1 ano de atividade já emprega 4 famílias no Povoado Pedra Vermelha, 2 em Horizonte Novo    e mais duas em Monte Santo e só não emprega mais pessoas porque não há espaço para armazenamento do material que chega e do que é prensado e fica pronto para ser transportando tanto para Feira de Santana quanto para Juazeiro e Petrolina.


Sabemos que a iniciativa do Sr. Valdenor pode incomodar algumas pessoas que possam não compreender a importância da atividade, apenas no tocante à parte visual, uma vez que no local não pressentimos qualquer mal cheiro, nem constatamos a presença de ratos, moscas ou animais peçonhentos, ainda porque o responsável informou que o material após prensado não fica mais que 3 dias armazenado, já que os caminhões vêm buscar nesses intervalos de tempo.

O Sr. Valdenor conta com a solidariedade de vizinhos que possuem terrenos e vêm permitindo o uso para armazenamento do material e o seu sonho é adquirir um grande terreno onde possa construir uma Usina de Reciclagem para garantir o aproveitamento de 100% de todo o material reaproveitável, pois ele só conta com uma máquina de prensagem que adquiriu de segunda mão. Visitamos também outro local da própria casa de Valdenor onde sua esposa e outros funcionários fazem uma espécie de seleção dos materiais que chegam e vimos que por enquanto a família só trabalha com materiais de metal (ferro, aluminio e cobre), plásticos e papelão. Quanto a vidros somente litros vazios.

Iniciativas como esta poderiam ser multiplicadas, pois irão alavancar o grande filão que promete se expandir cada vez mais diante da obrigatoriedade de coleta seletiva de resíduos sólidos a partir de 2020 quando o Plano Municipal de Saneamento Básico já estiver aprovado e implantados os postos de coleta seletiva e a população conscientizada de que só irá para o lixo o que for realmente lixo.


Percebemos que para iniciar um empreendimento como esse não fica muito caro, entretanto se o empreendedor tiver um bom espaço e condições de investir no negócio, certamente vai causar uma revolução no Município e gerar grande quantidade de novos empregos formais e outras forma de renda informais e ainda contribuir consideravelmente para o desenvolvimento do Município, num país onde o desemprego atinge níveis alarmantes, a coleta seletiva ou a seleção pós-coleta também podem trazer os benefícios de criar ocupações, embora ainda informais, mas que podem tirar da miséria muitas famílias brasileiras. 

Você sabia que diversos materiais como, por exemplo, o alumínio pode ser reciclado com um índice de reaproveitamento de aproximadamente 100%. Derretido, ele volta para as linhas de produção das indústrias de embalagens, reduzindo os custos para as empresas.


Você sabia que na Pedra Vermelha e Horizonte Novo - Zona Rural de Monte Santo a reciclagem também está acontecendo e que o lixo orgânico (sobras de vegetais, frutas, grãos e legumes) podem ser  utilizados na produção de adubo orgânico para ser usado na agricultura ou até em pequenas horas domiciliares e jardins?


Como podemos verificar, se o ser humano souber utilizar os recursos que a natureza oferece, poderemos ter, muito em breve, um ambiente mais limpo desenvolvido de forma sustentável.


 

A Equipe do Montesanto.net parabeniza a iniciativa do Sr. Valdenor 


Equipe: MonteSanto.net
Leia Também:
UNINTER
O FUTURO A GENTE FA AGORA
RUA DEMOSTENES BARRETO COLÉGIO EMERENCIANO
Tel (75) 3275-1437/(74)99335-5517
Emy's Presentes
Você Em Primeiro Lugar
Av : Luiz Eduardo Magalhães Nº 77 centro
Tel (75)32751653
DANIEL DANTAS FOTOGRAFO
UM OLHAR UM CLICK UM REGISTRO PRA TODA VIDA
MONTE SANTO BA
Tel 75 991116222
DANIEL DANTAS FOTOGRAFO
MONTE SANTO EVENTOS
Tel (75)99111-6222
J.P.V Material De Construção
O Point De Sua Construção
Avenida Walter Caldas
Tel
J.P.V Material De Construção
AUTO POSTO PÉ DE SERRA
ABERTO 24 HORAS
SAIDA PARA EUCLIDES DA CUNHA PRÓXIMO AO CONTORNO
Tel
AUTO POSTO BG
AVENIDA JOÃO CORDEIRO SAÍDA PEDRA VERMELHA
Tel
PIZZARIA PEPPERONI
RUA ANTÔNIO PINHEIRO
Tel (75) 99152-7797 / (75) 98120-5094 / (75) 99232-631
DAN EVENTOS
COBERTURA DE FESTAS
MONTE SANTO
Tel 7591116222
R.A AUTO PEÇAS
Av Walter Caldas n644 centro Monte Sannto
Tel 3275-1069
BAR DO EDMUNDO
MELHOR POINT DA CIDADE
RUA FERNANDES DE ALMEIDA ALTO DO SÃO FRANCISCO MONTE SANTO -BA
Tel (75) 9161-0938
NOBRE
MÓVEIS E ELETRO COM CRÉDITO FACIL
AV. LUIZ EDUARDO MAGALHÃES
Tel
R.M GRVAÇÕES
WWW.RMSOM.COM - O site da Galera
ramonmourapv@hotmail.com
Tel (75) 9948-2861
R.M GRVAÇÕES
Dellano Moto Peças
O Seu Caminho Seguro
Rua Coronel Caldas S/n
Tel (75)32751731
Dellano Moto Peças

Warning: mysql_fetch_assoc(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/storage/f/24/77/montesanto1/public_html/index.php on line 221
Tel