Bom dia! - terça, 26 de março de 2019
Escritora Montesantense lança livro que conta a história de Monte Santo Notícias
29/12
às 23:28
2018
Escritora Montesantense lança livro que conta a história de Monte Santo
O evento também contou com a exposição de obra de arte e lançamento do livro Monte Santo – Terra de Mistério e Encanto

No início do Mês de Dezembro aconteceu em Monte Santo Bahia, a terceira exposição da Artista Plástica e escritora Maria Socorro Cabral.


Nascida em Monte Santo em 15 de agosto, formada em Licenciatura em pedagogia . 

Atua a 18 anos como professora em Monte Santo e já trabalhou em alguns povoados. Filha de Helio Cabral e Josefa Maria de Jesus. Saiu de Monte Santo para estudar e buscar realizar o desejo de ser freira, no Convento irmãs capuchinhas em Salvador e no Conde. Mas quis o destino que seguisse outro caminho. 



O gosto pela arte se iniciou na escola Ayrton Oliveira de Freitas, através da professora de nome Durvalina conhecida como Nena do Augustinho. Aos oito anos de idade já se destacava nas peças teatrais do colégio, e ganhava os papeis principais. 


A vontade dar continuidade nos estudos artísticos cresceram cada vez mais com a criação de grupos teatrais e de danças na cidade, além da constante presença na construção de grupo de jovens, coordenadora da pastoral da criança, juventude e Pastoral vocacional( preparação de jovens interessados em seguir como padres e freiras) e pastoral CBEs. Era quem criava e dirigia as peças de teatro na igreja católica de Monte Santo e escolas. 


O gosto pelo desenho se deu vendo seu irmão mais velho Valdomiro Cabral desenhando imagens de Cristo Crucificado. Este estimulo foi o grande ponto de partida para chegar as suas artes hoje retratadas em quadros e camisetas, seu estilo xilogravura. As obras se destacam pelo seu estilo preto e branco.



Ao longo de sua caminhada já conquistou prêmios e grande destaque em muitas apresentações e coregrafias criadas e apresentadas na nossa região.


Hoje vem se dedicando a sua grande paixão que é pintar e escrever. Está buscando divulgar seu trabalho como escritora e pintora, e vem ganhando fãs por todo o mundo. 


A artista vem apresentando seu trabalho desde 2015, quando ocorreu a primeira exposição. Esta alcançou grande sucesso nacional e internacional, chegando a países como Canadá, Estados Unidos e Japão. 


As obras compradas e levadas para estes locais foram quadros e camisas com gravuras de autoria própria e que representam a historia do sertanejo. Alem do alcance nacional o trabalho alcançou grande escala internacional. 


A segunda exposição ocorreu em 13/09/2016 alcançando resultados ainda melhores.



Na noite de 07/12/2018 as 19h ocorreu a sua terceira exposição na Faculdade do Sertão Baiano – FASB. O público compareceu em massa para este evento que já vem se tornando tradição em nossa cidade e mais uma vez ficou encantado com o talento e qualidade da arte produzida por essa grande artista monte-santense. 


Segundo a artista e escritora o projeto para escrever o livro surgiu a partir da sua observação da falta de conhecimento do povo sobre sua historia e a carência de material didático para se trabalhar nas escolas com a historia da nossa terra.  



Assim surgiu a ideia de lançar esse livro, com linguagem simples para que qualquer um possa entender o que esta escrito em nossa historia e que possa passar de pai para filho de geração para geração.


Socorro Cabral utiliza o livro, as camisas e os quadros para representar a historia da sua terra e de um povo sertanejo. Deseja ajudar a população a entender melhor nossas tradições de nossos antepassados. Também busca valorizar o trabalho artístico cultural, despertar na juventude a valorização do seus dons artísticos e fazer com que a população compreenda e reconheça a importância da cultura da terra. 


 Também tem como objetivo elevar a autoestima, estimular a criatividade e a inovação. Socorro, como é popularmente conhecida na cidade, vem lutando pelo reconhecimento da população monte-santense mundo a fora e, segundo ela própria afirma, contrariando o ditado popular “Santo de casa não faz milagre”.


A artista agradece primeiramente Deus, a sua família que esta sempre presente apoiando e a todos que compareceram e acreditaram no seu trabalho.



Para quem desejar adquirir o livro com a história de Monte Santo, camisas quadros e as peças de artesanato pode encontrar na cidade de Monte Santo as Peças estão a venda em Montesabor, Calçados Elísia, loja de objetos religiosos na praça Monsenhor Berenguer, Ou Na casa da própria Artista na Rua das Flores faça seu pedido via Whattsapp (75) 99160-3742


Confira a cobertura completa do Evento 

FOTOS


Fonte: MonteSanto.net



Equipe: MonteSanto.net
Leia Também:
Dellano Moto Peças
O Seu Caminho Seguro
Rua Coronel Caldas S/n
Tel (75)32751731
Dellano Moto Peças
PIZZARIA PEPPERONI
RUA ANTÔNIO PINHEIRO
Tel (75) 99152-7797 / (75) 98120-5094 / (75) 99232-631
J.P.V Material De Construção
O Point De Sua Construção
Avenida Walter Caldas
Tel
J.P.V Material De Construção
NOBRE
MÓVEIS E ELETRO COM CRÉDITO FACIL
AV. LUIZ EDUARDO MAGALHÃES
Tel
AUTO POSTO BG
AVENIDA JOÃO CORDEIRO SAÍDA PEDRA VERMELHA
Tel
R.M GRVAÇÕES
WWW.RMSOM.COM - O site da Galera
ramonmourapv@hotmail.com
Tel (75) 9948-2861
R.M GRVAÇÕES
BAR DO EDMUNDO
MELHOR POINT DA CIDADE
RUA FERNANDES DE ALMEIDA ALTO DO SÃO FRANCISCO MONTE SANTO -BA
Tel (75) 9161-0938
LAN HOUSE PONTO DO ACESSO
O SEU PONTO DE ENCONTRO
RUA MONSENHOR JOSE DIAS
Tel (75) 9171-7363
ORTHO MAIS
DENTISTA CIRUGIÃO
PRAÇA PROFESSOR SALGADO
Tel (75) 99245-1215 - (75) 99866-2219
DAN EVENTOS
COBERTURA DE FESTAS
MONTE SANTO
Tel 7591116222
MONTE SANTO EVENTOS
Tel (75)99111-6222
DANIEL DANTAS FOTOGRAFO
UM OLHAR UM CLICK UM REGISTRO PRA TODA VIDA
MONTE SANTO BA
Tel 75 991116222
DANIEL DANTAS FOTOGRAFO
Emy's Presentes
Você Em Primeiro Lugar
Av : Luiz Eduardo Magalhães Nº 77 centro
Tel (75)32751653
AUTO POSTO PÉ DE SERRA
ABERTO 24 HORAS
SAIDA PARA EUCLIDES DA CUNHA PRÓXIMO AO CONTORNO
Tel
UNINTER
O FUTURO A GENTE FA AGORA
RUA DEMOSTENES BARRETO COLÉGIO EMERENCIANO
Tel (75) 3275-1437/(74)99335-5517