Boa noite! - quarta, 14 de novembro de 2018
A Igreja Católica de Monte Santo Pede Socorro! Notícias
13/09
às 12:42
2018
A Igreja Católica de Monte Santo Pede Socorro!
Pároco Italiano Marco Bagnarol Deixa Órfãos os Fiéis em Monte Santo.

Breve Histórico: O Padre Marco Bagnarol, que por circunstâncias de ordem interna da cúpula de Igreja Católica teve que deixar a Paróquia de Monte Santo é de nacionalidade italiana, tendo nascido durante uma viagem de negócios dos seus pais, Lazzaro Bagnarol e Maria Marta Crucini, em Toronto (Canadá) no dia 11 de julho de 1967. A sua residência porém é na cidade de Veneza na Itália. Aproveitando dos negócios no Canadá, seus pais acharam por bem que ele fosse educado nesse país na língua inglesa e francesa. Ao fim de seus estudos secundários consegue um Mestrado em artes industriais. Em 1985 entra no Seminário de Santo Agostinho no Quebeque onde obtém o diploma em Filosofia. Em 1987 faz seu noviciado na Itália. Em 1988 faz seus estudos teológicos em Londres na Inglaterra. É ordenado Sacerdote no dia 23 de outubro de 1993. Logo após a sua ordenação é enviado para a Paróquia de Bweyogerere em Uganda na África do Leste onde é Pároco até 1998. Durante esse tempo e no meio de uma guerra civil consegue levantar essa Paróquia de um estado calamitoso com a construção de uma escola secundaria que agora tem 1.200 alunos, uma Igreja e a perfuração de 06 poços artesianos. Durante esse tempo também trabalha como contratista local na Nunciatura Apostólica ­­(Embaixada do Vaticano) em Campala.


Em abril de 1998 é enviado para Portugal para trabalhar na animação missionária, sobretudo preparando os jovens portugueses como voluntários para Moçambique e Guine Bissau.


Em junho de 2004 é enviado para Toronto no Canadá para trabalhar na animação missionaria preparando jovens canadianos como voluntários para as missões da Etiópia. Durante esse tempo ajuda também a arrecadar fundos para vários Projetos de desenvolvimento na África e na América do Sul. Destaca-se durante esse tempo o Projeto da imprimação de todos os textos catequéticos, pastorais e culturais na língua xhitswa para a diocese de Inhambane em Moçambique.

Em maio de 2014  destinado para a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus em Monte Santo no Nordeste brasileiro onde em pouco tempo e sobretudo com ajuda dos paroquianos, uma volta é dada à situação de degradação e abandono no qual a Paróquia se encontrava. Durante esse tempo, novo fôlego foi dado à catequese, liturgia, formação de leigos com formação continua e um Curso de Teologia. Ainda durante esse tempo também as Igrejas existentes foram reformadas e 20 novas igrejas foram construídas de raiz. Sublima-se ainda a reforma do Centro Comunitário e com o plantar de arvores frutificas com o pomar verde, a construção do monumento-chafariz ao fundador de Monte Santo o Frei Apolonio de Todi e o resgate do patrimônio da Paróquia, houvendo também o resgate das festas populares montesantensses como a Festa de Todos os Santos, a Festa da Vaquejada de Nossa Senhora Aparecida e a Festa de Nossa Senhora das Dores. Maior importância, porém foi dada à Igreja Matriz com o gradeamento do perímetro, a perfuração de um poço artesiano em frente e outro atrás, o erguer do monumento-chafariz ao Sagrado Coração de Jesus, o Calçamento da escadaria da igreja, a arborização do perímetro e a contínua reforma do interior da Igreja Matriz com novo telhado e manta isotérmica, novo sistema elétrico, novo sistema de som, novo sistema de ar condicionamento e novos lustres vindo de Veneza e a reforma da sacristia com novos armários, forro de madeira e banheiro. No campo social destaca-se a perfuração de mais de 160 poços artesianos com ainda 30 poços a perfurar como resposta concreta ao martírio secular da seca da qual o povo montessantense e em geral o povo sertanejo e vítima.


Na cidade de Monte Santo a Paróquia perfurou 08 poços artesianos dos quais a população cada vez mais em tempo de seca, usa para abastecer com o líquido da vida. Além dos dois poços da Igreja Matriz elenca-se o poço da Casa Paroquial, da casa Sagrado Coração de Jesus, da Igreja completamente reformada do Alto do São Francisco, da Igreja construída em honra à Santa Baiana Irma Dulce dos Pobres, do Bairro do Leite, da Praça São Sebastiao, com relativo chafariz em honra à Nossa Senhora Aparecida, na Rua das Flores com relativo chafariz em honra também à Nossa Senhora Aparecida e na Praça Monsenhor Berenguer, em vista de uma urgente colocação da sua imagem num monumento-chafariz ao saudoso Padre Berenguer em sua honra. Elencam-se também dois outros poços perfurados em terrenos da Paroquia na Cidade. No Salão Paroquial, reforma do mesmo com forro, telão para a projeção de filmes e lustres, como também as ativações da secretaria paroquial com necessários móveis e o que faltava.


No Santuário da Santa Cruz, desde a vinda do Padre Marco, ingentes quantidades de recursos foram investidas nesta secular e capilar obra de Deus que estava num estado piedoso para não dizer vergonhoso de abandono e ruína. Neste momento o bilhete de visita de Monte Santo apresenta-se com dignidade aos romeiros que continuamente chegam à cidade.


É indiscutível a forma que este baluarte foi retirado da cidade de Monte Santo, uma vez que o mesmo tinha em posse, todos os documentos comprobatórios de encaminhamento para uma possível incardinação na Diocese de Bonfim, sua licença de 01 ano concebida pela Congregação da Consolata, tudo nos conformes como manda a Madre Igreja e infelizmente pela vacância de um Bispo na Diocese de Bonfim, um Padre designado a ser Administrador Diocesano tomou a decisão, juntamente com os consultores, mudar a decisão de um Bispo anterior, D. Francisco Canindé Palhano, desfazendo o arquivo secreto que só um Bispo pode adentrar a estes documentos.


O clamor dos paroquianos montessantesse não foi ouvido pela Diocese de Bonfim, não deram importância aos leigos que trabalham voluntariamente em favor da evangelização. A Paróquia no momento encontra-se em vacância de Padre, tiraram o Padre Marco e até agora já fazem 02 semanas que não são celebradas missas, batizados, casamentos, encontros de pregação da palavra, tudo esta parado, ai fica a pergunta: Isso está certo? Retirar um Padre para as portas da Igreja ficarem fechadas? Tudo está parado! Os corações choram e sangram. Fica a dor da saudade e a pior delas que é por terem arrancado o Padre de nosso meio antes das conclusões de obras e benfeitorias de suma importância na paróquia.


Queremos o nosso Padre Marco de volta, socorro........ o povo pede misericórdia Senhor Deus.


Fonte: Paroquianos de Monte Santo 


Equipe: MonteSanto.net
Leia Também:
AUTO POSTO PÉ DE SERRA
ABERTO 24 HORAS
SAIDA PARA EUCLIDES DA CUNHA PRÓXIMO AO CONTORNO
Tel
DANIEL DANTAS FOTOGRAFO
UM OLHAR UM CLICK UM REGISTRO PRA TODA VIDA
MONTE SANTO BA
Tel 75 991116222
DANIEL DANTAS FOTOGRAFO
MONTE SANTO EVENTOS
Tel (75)99111-6222
ORTHO MAIS
DENTISTA CIRUGIÃO
PRAÇA PROFESSOR SALGADO
Tel (75) 99245-1215 - (75) 99866-2219
NOBRE
MÓVEIS E ELETRO COM CRÉDITO FACIL
AV. LUIZ EDUARDO MAGALHÃES
Tel
PIZZARIA PEPPERONI
RUA ANTÔNIO PINHEIRO
Tel (75) 99152-7797 / (75) 98120-5094 / (75) 99232-631
R.A AUTO PEÇAS
Av Walter Caldas n644 centro Monte Sannto
Tel 3275-1069
R.M GRVAÇÕES
WWW.RMSOM.COM - O site da Galera
ramonmourapv@hotmail.com
Tel (75) 9948-2861
R.M GRVAÇÕES
AUTO POSTO BG
AVENIDA JOÃO CORDEIRO SAÍDA PEDRA VERMELHA
Tel
Tolentino material de construção
Tudo para sua construção
Praça Monsenhor Berenguer
Tel (75) 32751254
Tolentino material de construção
J.P.V Material De Construção
O Point De Sua Construção
Avenida Walter Caldas
Tel
J.P.V Material De Construção
UNINTER
O FUTURO A GENTE FA AGORA
RUA DEMOSTENES BARRETO COLÉGIO EMERENCIANO
Tel (75) 3275-1437/(74)99335-5517
LAN HOUSE PONTO DO ACESSO
O SEU PONTO DE ENCONTRO
RUA MONSENHOR JOSE DIAS
Tel (75) 9171-7363
MOURA MÓVEIS
LUGAR DE COMPRAR BARATO
PRAÇA CO COMERCIO- PEDRA VERMELHA / RUA JOÃO CORDEIRO MONTE SANTO
Tel (75) 3474- 6014 / (75) 3275-1364
Emy's Presentes
Você Em Primeiro Lugar
Av : Luiz Eduardo Magalhães Nº 77 centro
Tel (75)32751653