Bom dia! - segunda, 23 de julho de 2018
Mais de 7 Mil Assinaturas e População Clama pela Permanência de Padre em Monte Santo. Notícias
08/07
às 11:37
2018
Mais de 7 Mil Assinaturas e População Clama pela Permanência de Padre em Monte Santo.
População faz grande manifestação de apoio à permanência do padre que fez uma verdadeira revolução na Paróquia de Monte Santo.

A Paróquia do Sagrado Coração de Jesus da Cidade de Monte Santo (350km da Capital) teve um papel fundamental para a construção da nossa Monte Santo. Por muito tempo a Igreja Católica ajudou a comunidade mais carente nos quatro cantos do Município de Monte Santo, levando fé e desenvolvimento durante anos, mas por alguns outros anos as ações foram minimizadas, principalmente por falta do apoio do Poder Público local e até da diminuição da presença de fiéis e colaboradores da Igreja. 

 


Em qualquer história de renovação há sempre a presença de um líder que, diferente de um chefe, participa da vida diária de sua comunidade e busca soluções com a união das forças. A Paróquia precisava de uma renovação e foi com esse propósito que chegou em  Monte Santo o Padre Marco Bagnarol. Natural da Itália o Padre veio com a missão de transformar a comunidade, reforçar a tradição religiosa e promover uma renovação total na Igreja de Monte Santo, uma missão que parecia impossível, mas não para o Padre Marco que assumiu a Paróquia e em menos de um ano fez uma grande revolução, promovendo muito mais transformações do que alguém poderia prever.

O Padre Marco Bagnarol chegou à Paroquia de Monte Santo no ano de 2014 e desde então tem mostrado enorme empenho e dedicação em obras além de, também, ter reforçado e cativado o povo católico. A participação dos fiéis e a renda tem triplicado ao longo desse tempo, justamente por conta desse seu empenho em mostrar serviço e a população ver a sua contribuição se transformando em ajuda para a comunidade e para os mais necessitados.


 

Dentre as inúmeras obras feitas se destacam a reforma e restauração da Igreja Matriz e a implementação de uma nova instalação elétrica, novo sistema de som, iluminação, Instalação de ar condicionado, gradeamento externo de proteção que cerca todo o perímetro da calçada da igreja, contando ainda com arborização, requalificação de escadaria, dois chafariz, novo telhado que acomoda uma manta térmica, reforma da Sacristia que agora contém banheiro e novos armários, reforma do Centro Comunitário “Flor de Mandacaru” que ganhou calçamento, uma nova cobertura e um muro que circula toda a sua área  e não para por ai. Só nesse ano sob a administração do Padre Marco, foram celebrados na Paroquia de Monte Santo, mais de 100 casamentos, inúmeros batizados, a crisma de 206 jovens e a primeira comunhão de 263. Na Zona Rural foram iniciados os trabalhos de construção de 17 novas igrejas, construídas do zero e 4 delas já foram concluídas. Durante esse período, a população do Município pode contar com a perfuração de 169 poços artesianos, sendo 11 na sede e mais de 150 na Zona Rural, 38 igrejas foram reformadas, sendo 98% das igrejas compostas das imagens do Padroeiro e de Nossa Senhora Aparecida. Cerca de 45 famílias carentes são beneficiadas com cestas básicas. De fato estas são algumas das muitas obras que foram construídas ou ainda estão em andamento. 

aaa 

Dono de um invejável histórico de realizações não demoraria até que seus feitos pudessem incomodar algumas pessoas da Cidade. O Padre veio com propósito de reerguer a Paróquia de Monte Santo que por muito tempo vinha perdendo fiéis e colaboradores, mas para isso precisaria tomar algumas decisões enérgicas para que a grande transformação pudesse acontecer e foi assim que no início, as ações como colocar grades em volta da Igreja recebeu críticas de parte da população, mas depois de instaladas todos puderam reconhecer como foi importante para inibir a degradação da igreja e proteger o patrimônio, especialmente  pensando na segurança das imagens sacras que tiverem cenas tristes de vandalismo em gestões anteriores, por falta de segurança nas Capelas do Santuário da Santa Cruz. O Padre trouxe as imagens das Capelas maiores para dentro da Igreja Matriz onde tem segurança monitorada 24h e logo a população deu o maior apoio às novas realizações  e não foi só isso. A comunidade local aplaudiu cada atitude e o que se viu foi um aumento expressivo no número de fiéis que voltaram a participar das santas missas. O Padre também trabalhou para resgatar a tradição a exemplo do apoio aos eventos religiosos como a Festa de Todos os Santos, onde o Padre trouxe a Santa Padroeira para realizar uma procissão para os milhares de fiéis e romeiros que visitam a Cidade todos os anos. Com isso a Semana Santa voltou a receber milhares de pessoas durante as procissões e outras celebrações. O Padre Marco entendeu que o que atrapalhou muito o trabalho da Paróquia durante gestões passadas foi o conflito de opiniões entre a Igreja e os Governantes que geraram grandes desgastes e prejudicaram os trabalhos frente à Comunidade, por isso desde o primeiro momento o Padre se reuniu com a Prefeitura em especial com a figura do atual Prefeito Vando, trazendo como porta-voz, as demandas da Comunidade e o Prefeito não mediu esforços pra fazer o possível para atender os anseios da Paróquia, o que possibilitou várias realizações que viriam a partir do início da Gestão do Padre Marco Bagnarol.

 

Como toda transformação, o processo não foi fácil. Houveram decisões que incomodaram algumas pessoas como por exemplo a questão das desapropriações de imóveis e terrenos na Cidade e em Povoados do Município. O Padre buscou nos arquivos da Igreja e descobriu que vários terrenos que pertenciam à Paróquia no passado foram ocupados indevidamente por alguns oportunistas, pessoas que se aproveitaram da falta de fiscalização e usaram os locais para obter renda própria. Assim, o Padre reuniu a Comunidade e “correu atrás” até conseguir garantir a posse dos terrenos de volta à Paróquia e muitos deles foram usados para erguer as mais de 17 novas Igrejas que o Padre pretendia construir. Ainda não se sabe se estas ações e até as pessoas incomodadas com elas colaboraram para que a Diocese de Bomfim proclamasse a saída do Padre da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus e a escolha para a vinda de um novo representante para nossa Cidade, mas o que se sabe é que a partir do momento que esta notícia chegou à população, uma enxurrada de palavras de apoio ao padre começaram a chegar de todos os cantos do Município em uma ação de apoio jamais vista em Nosso Município. Foram vários vídeos de membros da Paróquia, adultos, idosos e até crianças pedindo a permanecia do Padre em nosso Município, inclusive muitas pessoas chegaram a afirmar que fechariam a Igreja em um abraço coletivo se o Padre fosse mesmo embora e não seria realizada mais nenhuma missa enquanto o Padre não retornasse. Assim, um grupo de fiéis se reuniu e percorreu por algumas semanas os quatro cantos do Município de Monte Santo e conseguiu reunir a impressionante marca de 7 mil assinaturas, pedindo a permanência do Padre Marco na Paróquia  de Monte Santo.

 


A Prefeitura de Monte Santo na gestão do Prefeito Vando, também não mediu esforços para apoiar a vontade da População e nesta sexta-fiera(07/07) justamente o Prefeito Vando na companhia do Vice-Prefeito Sidney, do Vereador Rodney, do Secretário de Educação Elizeu Tolentino, o Chefe de Gabinete Edson Tolentino e demais representantes da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus se dirigiram, pessoalmente até a Cidade de Senhor do Bonfim onde fica localizada a Diocese responsável pela Paróquia de Monte Santo e entregaram, juntos, as mais de 7 mil assinaturas solicitando a permanência do Padre Marco na Paróquia de Monte Santo.

 

"O Padre Marco é uma pessoa muito querida por toda comunidade montessantense, um grande amigo e tenho certeza que nosso pleito será atendido."  Disse o Prefeito Vando durante a viagem.

 


A permanência do Padre em nossa Comunidade ainda carece da aprovação dos Bispos da Diocese de Senhor do Bomfim, mas a vontade do povo de Monte Santo, juntamente com o apoio dos Governantes, com certeza reforçará uma decisão positiva para que possamos ter o Padre Marco em nosso meio garantindo a tranquilidade da Comunidade Católica. As mudanças não são fáceis, mas o Padre renovou a esperança do povo de nosso Município e no pouco tempo que se encontra na Cidade realizou feitos incríveis e já é considerado um dos melhores Padres que já estiveram no Município. Alguns podem se incomodar com as mudanças, mas a grande maioria do povo de Monte Santo se uniu e mostrou o quanto ele é importante para o futuro do nosso Município, realizando pela fé renovada dos fiéis e pelas obras práticas o bem estar do nosso povo.


Confira os Vídeos de Apoio da População 











Fonte: Montesanto.net


DEIXE O SEU COMENTÁRIO ABAIXO:


Equipe: MonteSanto.net
Leia Também:
NOBRE
MÓVEIS E ELETRO COM CRÉDITO FACIL
AV. LUIZ EDUARDO MAGALHÃES
Tel
FASB
Faculdade Do Sertão Baiano
Av. Antônio Carlos Magalhães, nº 12 - Centro -
Tel 75 3275-1022
AUTO POSTO BG
AVENIDA JOÃO CORDEIRO SAÍDA PEDRA VERMELHA
Tel
Tolentino material de construção
Tudo para sua construção
Praça Monsenhor Berenguer
Tel (75) 32751254
Tolentino material de construção
R.M GRVAÇÕES
WWW.RMSOM.COM - O site da Galera
ramonmourapv@hotmail.com
Tel (75) 9948-2861
R.M GRVAÇÕES
MONTE SANTO EVENTOS
Tel (75)99111-6222
R.A AUTO PEÇAS
Av Walter Caldas n644 centro Monte Sannto
Tel 3275-1069
PIZZARIA PEPPERONI
RUA ANTÔNIO PINHEIRO
Tel (75) 99152-7797 / (75) 98120-5094 / (75) 99232-631
DANIEL DANTAS FOTOGRAFO
UM OLHAR UM CLICK UM REGISTRO PRA TODA VIDA
MONTE SANTO BA
Tel 75 991116222
DANIEL DANTAS FOTOGRAFO
AUTO POSTO PÉ DE SERRA
ABERTO 24 HORAS
SAIDA PARA EUCLIDES DA CUNHA PRÓXIMO AO CONTORNO
Tel
BAR DO EDMUNDO
MELHOR POINT DA CIDADE
RUA FERNANDES DE ALMEIDA ALTO DO SÃO FRANCISCO MONTE SANTO -BA
Tel (75) 9161-0938
UNINTER
O FUTURO A GENTE FA AGORA
RUA DEMOSTENES BARRETO COLÉGIO EMERENCIANO
Tel (75) 3275-1437/(74)99335-5517
Dellano Moto Peças
O Seu Caminho Seguro
Rua Coronel Caldas S/n
Tel (75)32751731
Dellano Moto Peças
MOURA MÓVEIS
LUGAR DE COMPRAR BARATO
PRAÇA CO COMERCIO- PEDRA VERMELHA / RUA JOÃO CORDEIRO MONTE SANTO
Tel (75) 3474- 6014 / (75) 3275-1364
MERCADO SUPERBOM
RUA MANOEL NOVAIS AO LADO DA MEGA
Tel (75) 99192-9162