Boa tarde! - segunda, 21 de maio de 2018
Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Notícias
16/05
às 1:24:
2018
Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Secretaria Municipal de Assistência Social de Monte Santo e Conselho Tutelar de monte Santo garantem grande mobilização sobre o Tema.

Nesta terça (15/05) a Secretaria Municipal de Assistência Social de Monte Santo, com o objetivo de mobilizar a sociedade montesantense e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, neste 18 de maio promoveu uma grande reunião de pais, alunos, professores, Assistentes Sociais, Psicólogos, advogados, artistas da terra para conscientização de todos sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.


As ações não param por aí, o evento foi apenas um marco, mas a luta continua!

Durante a solenidade pronunciaram-se o Secretário Municipal de Assistência Social, o Chefe de Gabinete representando o Prefeito Municipal, o Presidente do Conselho Tutelar, Psicólogos, Assistentes Sociais e Educadores.

Com a supervisão do Artista Plástico, Dramaturgo e Poeta Ivan Santana que está à frente de um grande Projeto de Teatro infanto-juvenil no Município de Monte Santo, através da Secretaria de Assistência Social, foi apresentada a Peça “A Menina e a Figueira” pelos artistas cênicos: Maria Socorro Cabral; Itala Souza; Bruno Almeida; Luiz Felipe Rosa Jesus; Jaqueline Rosa Jesus; Isabela Maria Costa e Elisson Tolentino de Santana. Os trabalhos que também contaram com apresentações de Artes Marciais encantaram a plateia pela performance perfeita e desenvoltura, especialmente no tocante da adaptação feita por Ivan Santana para o Texto “A Menina e a Figueira” trazendo-o para a realidade dos nossos dias, enfatizando a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Foi apresentada também uma linda “Sket” pelos alunos do Colégio DNA-FASB, Adrian Luiz e Hyarley que como “palhaços circenses” contagiaram a plateia com suas hilariantes histórias de caçador, levantando muitos risos e deixando claro que os mesmos têm uma veia artística nata.

É sabido que apenas no ano de 2014 foram registradas 24.575 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. Desses casos, 19.165 foram de abuso e 5.410 de exploração sexual infantil. 

Dados como esses, divulgados pelo Disque Direitos Humanos, evidenciam como é importante combater essa realidade.


O dia 18 de maio foi escolhido para ser o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes porque nesse dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.


Violência Sexual é a situação em que a criança ou o adolescente é usado para o prazer sexual de uma pessoa mais velha. Ou seja, qualquer ação de interesse sexual, consumado ou não.


É uma violação dos direitos sexuais das crianças e adolescentes, porque abusa ou explora do corpo e da sexualidade, seja pela força ou outra forma de coerção, ao envolver crianças e adolescentes em atividades sexuais impróprias à sua idade, ou ao seu desenvolvimento físico, psicológico e social. 

A violência sexual pode ocorrer de duas formas distintas. Abuso sexual é qualquer forma de contato e interação sexual entre um adulto e uma criança ou adolescente, em que o adulto, que possui uma posição de autoridade ou poder, utiliza-se dessa condição para sua própria estimulação sexual, da criança ou adolescente, ou ainda de terceiros, podendo ocorrer com ou sem contato físico.

 Já a exploração se caracteriza pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção de lucro, seja financeiro ou de qualquer outra espécie. São quatro formas em que ocorre a exploração sexual: em redes de prostituição, pornografia, redes de tráfico e turismo sexual. 


A melhor maneira de se combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é a prevenção. É necessário um trabalho informativo junto aos pais e responsáveis, a sensibilização da população em geral, e dos profissionais das áreas de educação e jurídica, com a identificação de crianças e adolescentes em situação de risco, e o acompanhamento da vítima e do agressor.

Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados. Portanto, se souber de algum caso de violência sexual infantil, procure o conselho tutelar, delegacias especializadas, polícias militar, federal ou rodoviária e ligue para o Disque Denúncia Nacional, de número 100. 

Você pode agir. Proteja nossas crianças e adolescentes. Faça bonito e disque 100.


Fonte: MonteSanto.net


Equipe: MonteSanto.net
Leia Também:
UNINTER
O FUTURO A GENTE FA AGORA
RUA DEMOSTENES BARRETO COLÉGIO EMERENCIANO
Tel (75) 3275-1437/(74)99335-5517
AUTO POSTO PÉ DE SERRA
ABERTO 24 HORAS
SAIDA PARA EUCLIDES DA CUNHA PRÓXIMO AO CONTORNO
Tel
Dellano Moto Peças
O Seu Caminho Seguro
Rua Coronel Caldas S/n
Tel (75)32751731
Dellano Moto Peças
ORTHO MAIS
DENTISTA CIRUGIÃO
PRAÇA PROFESSOR SALGADO
Tel (75) 99245-1215 - (75) 99866-2219
NOBRE
MÓVEIS E ELETRO COM CRÉDITO FACIL
AV. LUIZ EDUARDO MAGALHÃES
Tel
DANIEL DANTAS FOTOGRAFO
UM OLHAR UM CLICK UM REGISTRO PRA TODA VIDA
MONTE SANTO BA
Tel 75 991116222
DANIEL DANTAS FOTOGRAFO
MONTE SANTO EVENTOS
Tel (75)99111-6222
Tolentino material de construção
Tudo para sua construção
Praça Monsenhor Berenguer
Tel (75) 32751254
Tolentino material de construção
RR ODONTO
Clinica especializada em Serviços Odontológicos
Rua Manoel Novaes, 297
Tel 327-1119
POSTO ALTAR DO SERTÃO
AVENIDA EUCLIDES DA CUNHA
Tel
MERCADO SUPERBOM
RUA MANOEL NOVAIS AO LADO DA MEGA
Tel (75) 99192-9162
LAN HOUSE PONTO DO ACESSO
O SEU PONTO DE ENCONTRO
RUA MONSENHOR JOSE DIAS
Tel (75) 9171-7363
FASB
Faculdade Do Sertão Baiano
Av. Antônio Carlos Magalhães, nº 12 - Centro -
Tel 75 3275-1022
CONFECÇÕES LEMOS
praça monsenhor berenguer
Tel