Boa noite! - quarta, 22 de novembro de 2017
Reinauguração do Museu do Sertão Notícias
06/11
às 20:59
2017
Reinauguração do Museu do Sertão
Depois de 4 anos Monte Santo volta a contar com Museu do Sertão, recentemente reinaugurado e entregue à visitação.

Os moradores de Monte Santo e visitantes acabam de ganhar mais um espaço de desenvolvimento cultural. Na tarde do dia (30/10), o Prefeito Vando reinaugurou o “Museu do Sertão”.


Há pouco mais de 4 anos o Museu do Sertão de Monte Santo foi fechado, da noite para o dia, por determinação da antiga Administração Municipal e segundo informação, o ato foi necessário para fins de reforma e melhoria das instalações pois o mesmo estava com risco de desabamento. A ideia era melhorar e tornar o museu uma referência cultural e possibilitar aos turistas que por aqui passam, ter acesso a informações e a um acervo de grande importância histórica e cultural com mais qualidade e segurança, especialmente o acervo que trata da Guerra de Canudos,  possuindo o Museu um grande número de itens que se referem às manifestações artísticas do Nordeste Brasileiro.

Tão logo assumiu a Prefeitura de Monte Santo o Prefeito Vando promoveu Licitação para Reforma do Museu que como já dito, é uma Referência Nacional pelo significado do riquíssimo acervo e assim a reinauguração do Museu do Sertão já é mais uma realidade que se pode aplaudir. O Projeto de Arquitetura foi desenvolvido pelo filho da Terra, o jovem Arquiteto Antonio Tolentino, conhecido como Toninho Dantas, que junto com a  Administração Municipal ajudou na reconstrução da estrutura do Museu.

O prédio que funciona o Museu passou por uma grande reforma, totalmente custeada com recursos próprios e beneficiará os moradores de toda Região Sisaleira, uma vez que conta com um importante acervo, tanto do que espelha a história do Município, os costumes do seu povo, quanto o que relembra aspectos da Guerra de Canudos.

Durante a reinauguração, o Prefeito Vando destacou a importância de espaços como esse: “O Museu do Sertão é um grande espaço cultural que retrata a história do sertão e dos sertanejos e esta é a história de nosso povo. A valorização das ações históricas e culturais de nossa população faz parte de nosso plano de governo. O trabalho não vai parar, vamos continuar trabalhando pela reconstrução de uma nova Monte Santo”, concluiu o prefeito.

O Evento também homenageou os idealizadores do Museu do Sertão, a exemplo do saudoso Ex-Prefeito Municipal Antonio Cordeiro de Andrade (Tota), merecidamente, pelo grande esforço em tornar realidade a preservação da história do nosso povo. Nessa festa de reinauguração, também foram lembrados aqueles que por anos colaboraram para manter a nossa história viva e lutaram pela preservação do Museu como no período em que esteve sob a Direção do Artista Plástico Hildegardo Cordeiro Amador Pinto, mais conhecido por “Dedega”. O amor à arte e a dedicação a tudo que se propõe a fazer trouxe uma vida a tudo o que parecia inerte naquelas “peças de museu”. Para deleite dos turistas, “Dedega”, profundo conhecedor de cada item do acervo, dava vida àquela casa, contando com detalhes o significado, a origem, a história e a importância de tudo o que ali estava à mostra. Para “Dedega” cada item não era uma “peça de museu”, mas um pedacinho de manifestação, de história e cultura de um povo, a nossa gente brava nordestina.

Em ocasiões como essa não podemos deixar de destacar as preocupações do Geógrafo e Escritor Raimundo Pinheiro (Raimundinho) e o Poeta e Artista Plástico Ivan Santana, pessoas engajadas com o desenvolvimento da cultura em nosso Município e que sempre estiveram empenhadas em contribuir para a preservação da memoria do nosso povo.

 

Há de se reconhecer também a grande contribuição que o ex-prefeito de Monte Santo Dr Ariston Correia Andrade, um grande visionário e que foi o incentivador da base cultural e histórica do nosso Município, responsável por trazer à Cidade em suas gestões, grandes personalidades históricas como: Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Elba Ramalho que em suas visitas e receptividade calorosa sempre deixavam um objeto de lembrança no Museu do Sertão. Foi assim com Luiz Gonzaga o "Rei do Baião" que por aqui deixou sua famosa sanfona que, desde o abandono do Museu a população preocupava-se por aquela peça de valor inestimável fazer parte do acervo que encontrava-se sem qualquer cuidado, bem assim a cantora Elba Ramalho que doou ao Museu as vestes do Show musical que fez em Monte Santo. Sabe-se agora que o Dr. Ariston teria conseguido resgatar aquela valiosíssima peça que foi reintroduzida, em público, no acervo no dia da reinauguração do Museu.


As manifestações culturais durante a reinauguração ficaram a cargo da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, na pessoa do Secretário Elizeu Tolentino da Silva, cuja Secretaria  tem por finalidade formular, coordenar e executar as funções do Município em matéria de Educação, cultura, esporte e lazer, competindo-lhe portanto a responsabilidade de proteger o patrimônio cultural, artístico, histórico e natural do Município. Assim, vários eventos foram encenados durante as solenidades de reinauguração do Museu do Sertão no último dia 30 de outubro, ocasião em que o riquíssimo acervo voltou a ser do povo de Monte Santo e visitantes.

Monte Santo agora tem um Museu aberto à visitação pública. Conheça nosso acervo, conheça nossa história, nossos costumes, nossa memória. Visite Monte Santo!


 






CONHEÇA MAIS SOBRE A HISTÓRIA DO ANTIGO MUSEU DO SERTÃO E VEJA A IMPORTÂNCIA DE RECUPERAR NOSSA HISTÓRIA.



Texto: José Moisés Teixeira



Equipe: MonteSanto.net
Leia Também:
LAN HOUSE PONTO DO ACESSO
O SEU PONTO DE ENCONTRO
RUA MONSENHOR JOSE DIAS
Tel (75) 9171-7363
BAR DO EDMUNDO
MELHOR POINT DA CIDADE
RUA FERNANDES DE ALMEIDA ALTO DO SÃO FRANCISCO MONTE SANTO -BA
Tel (75) 9161-0938
CONFECÇÕES LEMOS
praça monsenhor berenguer
Tel
NOBRE
MÓVEIS E ELETRO COM CRÉDITO FACIL
AV. LUIZ EDUARDO MAGALHÃES
Tel
Emy's Presentes
Você Em Primeiro Lugar
Av : Luiz Eduardo Magalhães Nº 77 centro
Tel (75)32751653
DANIEL DANTAS FOTOGRAFO
UM OLHAR UM CLICK UM REGISTRO PRA TODA VIDA
MONTE SANTO BA
Tel 75 991116222
DANIEL DANTAS FOTOGRAFO
AUTO POSTO PÉ DE SERRA
ABERTO 24 HORAS
SAIDA PARA EUCLIDES DA CUNHA PRÓXIMO AO CONTORNO
Tel
J.P.V Material De Construção
O Point De Sua Construção
Avenida Walter Caldas
Tel
J.P.V Material De Construção
PIZZARIA PEPPERONI
RUA ANTÔNIO PINHEIRO
Tel (75) 99152-7797 / (75) 98120-5094 / (75) 99232-631
UNINTER
O FUTURO A GENTE FA AGORA
RUA DEMOSTENES BARRETO COLÉGIO EMERENCIANO
Tel (75) 3275-1437/(74)99335-5517
R.M GRVAÇÕES
WWW.RMSOM.COM - O site da Galera
ramonmourapv@hotmail.com
Tel (75) 9948-2861
R.M GRVAÇÕES
FARMACIA PHARMAVIDA
DISK REMÉDIO
Tel
IT´S ENGLISHH
Rua Hélcio Cardoso de Matos
Tel 75 99144 4372
Tolentino material de construção
Tudo para sua construção
Praça Monsenhor Berenguer
Tel (75) 32751254
Tolentino material de construção