Bom dia! - sexta, 13 de dezembro de 2019
Fé e Tradição Incrementam Turismo Religioso em Monte Santo Notícias
14/04
às 14:57
2017
Fé e Tradição Incrementam Turismo Religioso em Monte Santo
Este ano, com a chegada das chuvas houve um aumento no número de fiéis que visitam a Cidade todos os anos, o que mostra que a tradição volta a ganhar força e muitos agricultores da região vieram agradecer as bênçãos pela volta das chuvas que trouxeram esperanças a toda a região..

Um dos municípios baianos que têm a religiosidade como forte atrativo, Monte Santo (352 quilômetros de Salvador) oferece aos visitantes, durante a Semana Santa, uma programação de fé e tradição. Reunindo cerca de 80 mil pessoas em torno das celebrações, entre moradores e romeiros, a programação religiosa tem o ponto alto na Sexta-feira Santa, (14), com a subida ao Monte do Santuário da Santa Cruz.  Às primeiras horas da manhã, o som das matracas invade as ruas, chamando os penitentes.

O percurso de cerca de 2,5 quilômetros chega a ter um fluxo de 50 mil pessoas nesse dia, segundo o vice-presidente da Irmandade da Santa Cruz, Roberto Carlos de Jesus. Entre os presentes verifica-se, turistas de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, de todas a cidades circunvizinhas e de várias regiões da Bahia. O dia conta, ainda, com a Celebração da Paixão do Senhor, às 17hs, e a Procissão do Senhor Morto, às19hs, seguida da Vigília.
No início desta semana, a Pousada Pingo D’Água, no centro da cidade, já estava com oito dos 18 apartamentos reservados. À frente do estabelecimento há 30 anos, Aramise Ataíde dos Santos diz que, na quinta-feira, a procura se intensifica. “A Cidade fica bem movimentada com a tradição da subida ao Monte”, afirma.

Caminhada 


Os romeiros seguem os membros da Irmandade, que carregam uma cruz. Muitos rezam o terço, outros seguram velas. Agradecimentos e pedidos são feitos pelo caminho, pontilhado por 24 capelas. A descida é com imagens de Nossa Senhora da Soledade, São João Evangelista e Senhor Morto, de mais de 200 anos, que são levadas à Igreja Matriz da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus para missas e procissão.

Via Sacra, nesta quarta-feira (12/4); Missa do Lava-pés, Procissão do Encontro e Canto da Verônica, na quinta-feira (13/4), fazem parte da programação. O sábado de Aleluia (15/4) tem missa e procissão, além da queima de Judas e apresentações culturais e musicais com artistas da terra. Domingo de Páscoa (16/4), a subida ao monte é feita com o retorno das imagens sacras, às 4hs. Às 10hs e 18hs acontecem missas e às 19h30 o Concerto da Ressurreição.

Tradição 

Em Monte Santo, a Semana Santa é marcada por antigos costumes, como não abrir os bares até a meia-noite da Sexta-feira da Paixão, vestir luto, jejuar e não varrer a casa. Comer peixe nas sete sextas-feiras que antecedem a Sexta-feira Santa é outro costume mantido por boa parte da população. No período da Páscoa, moradores e visitantes da região se envolvem em toda a programação. Os visitantes vindos de cidades mais distantes e de outros estados chegam interessados no turismo religioso e cultural, querendo conhecer a histórica Cidade, berço da Guerra de Canudos, e os pontos turísticos.

Este ano com a chegada das chuvas houve um aumento no número de fiéis que visitam a Cidade todos os anos, o que mostra que a tradição volta a ganhar força, muitos agricultores da região vieram para agradecer as benção que a volta das chuvas trouxe a toda a região e a pedir por mais chuvas. 

Atualização

Como um milagre e resposta aos pedidos dos fiéis, a Sexta-Feira Santa foi marcada, durante a subida ao Monte, por fortes chuvas que abençoaram toda a região e que ocorreram durante o dia. Na madrugada do Sábado de Aleluia a população acordou ao som maravilhoso de mais chuvas sobre o telhado e isso aumenta a fé dos fiéis e a esperança de dias melhores no campo, como refrigério depois de uma seca prolongada. Uma Semana Santa marcada por uma programação voltada para o resgate da fé em dias melhores em meio a um cenário de seca revelou uma organização onde todos os eventos transcorreram na mais perfeita harmonia, culminando pelo coroamento da gratidão dos romeiros que tanto pediram por chuvas nos últimos dias.

Confira as Fotos e Vídeos:


Fonte: MonteSanto.net com informações da Ascom/Setur

Equipe: MonteSanto.net
Leia Também:
R.A AUTO PEÇAS
Av Walter Caldas n644 centro Monte Sannto
Tel 3275-1069
DAN EVENTOS
COBERTURA DE FESTAS
MONTE SANTO
Tel 7591116222
PIZZARIA PEPPERONI
RUA ANTÔNIO PINHEIRO
Tel (75) 99152-7797 / (75) 98120-5094 / (75) 99232-631
MONTE SANTO EVENTOS
Tel (75)99111-6222
Emy's Presentes
Você Em Primeiro Lugar
Av : Luiz Eduardo Magalhães Nº 77 centro
Tel (75)32751653
R.M GRVAÇÕES
WWW.RMSOM.COM - O site da Galera
ramonmourapv@hotmail.com
Tel (75) 9948-2861
R.M GRVAÇÕES
BAR DO EDMUNDO
MELHOR POINT DA CIDADE
RUA FERNANDES DE ALMEIDA ALTO DO SÃO FRANCISCO MONTE SANTO -BA
Tel (75) 9161-0938
NOBRE
MÓVEIS E ELETRO COM CRÉDITO FACIL
AV. LUIZ EDUARDO MAGALHÃES
Tel
DANIEL DANTAS FOTOGRAFO
UM OLHAR UM CLICK UM REGISTRO PRA TODA VIDA
MONTE SANTO BA
Tel 75 991116222
DANIEL DANTAS FOTOGRAFO