Boa tarde! - quarta, 26 de junho de 2019
Economizar água em Monte Santo - Vamos levantar essa bandeira! Notícias
25/02
às 11:53
2017
Economizar água em Monte Santo - Vamos levantar essa bandeira!
Com o prolongamento da seca e a experiência de ter passado mais de 30 dias sem uma gota d’água nas torneiras e sem previsão de chuvas para breve, muita gente já está mudando de hábitos.

O que fazer para não desperdiçar água.

Em matéria já divulgada por este site, ficou claro, depois dos esclarecimentos dos Diretores da EMBASA em audiência na Câmara de Vereadores as peculiaridades apresentadas por Monte Santo na questão de abastecimento de água dentro do Sistema EMBASA. Monte Santo fica no final de uma linha de 140 Km de  rede de distribuição e no percurso que envolve 26 municípios em que muitos estão em lugares mais elevados e outros em regiões mais baixas em cidades planas, não sendo o caso de Monte Santo que apresenta declive e necessidade de divisão na distribuição por setores e realização de manobras para que seja possível o atendimento de toda a população em períodos alternados. Assim, ocorrerão dias em que não “cairá” água em alguns setores enquanto outros estarão sendo abastecidos, valendo lembrar que nos últimos dez anos a cidade teve o número de unidades habitacionais aumentado consideravelmente, se comparada à imagem apresentada nesta matéria, daí a necessidade de economizar e evitar desperdício para que todos possam receber o precioso líquido.

Com o prolongamento da seca e a experiência de ter passado mais de 30 dias sem uma gota d’água nas torneiras e sem previsão de chuvas para breve, muita gente já está mudando de hábitos e o ideal seria que mais e mais pessoas aderissem. É costume das pessoas economizarem sempre que acontece a escassez, mas a questão não é apenas de economia e sim de combate ao desperdício também.

Existem muitas dicas de como economizar água e isso reflete na mudanças de hábitos que evita o desperdício tendo como consequência, maior economia, sentida inclusive no bolso no consumidor.

Certifique-se de que o registro foi bem fechado e ensine isso às crianças

Sabe aquela torneira que passa horas pingando sem que ninguém se dê conta? É um símbolo do desperdício de água. Esse pinga-pinga pode representar, ao longo de um ano, um gasto de 16 mil litros e custar  muito caro! Então, é melhor ter certeza de que o registro foi fechado, bem como orientar as crianças a agirem da mesma forma. Se você tiver esse cuidado e ainda assim o pinga-pinga continuar, o ideal é chamar um especialista para consertar a torneira ou mesmo fazer a troca que vai sair bem mais barato.

Reaproveite a água da máquina de lavar roupas. Direcione o cano de despejo da água para um balde.

É possível reaproveitar a água que sai da máquina de lavar roupa: basta direcionar o cano de despejo para um balde. A água desse recipiente, que já tem um pouco de sabão, pode ser usada na descarga dos vasos sanitários ou para lavar o quintal, por exemplo. Saiba também que o reaproveitamento da água da lavadora de 5 kg gera uma economia suficiente para reduzir em 5% o consumo mensal de água de uma casa. Há também uma possibilidade de se colocar uma garrafa pet de 1 ou  2 litros com água dentro da caixa de descarga (depende do tamanho da caixa) e assim a cada vez que for acionada a descarga ocorrerá uma economia correspondente ao conteúdo da garrafa.

Mangueira ou regador para molhar as plantas?

Um jardim vistoso e florido precisa de cuidados constantes, mas isso pode ser feito sem que haja desperdício de água. Se você trocar 5 minutos de rega com a mangueira e usar quatro vezes um regador, em um ano é possível economizar água suficiente para tomar um banho diário de chuveiro por 5 minutos durante 6 meses.

Na hora da louça: encha a pia, ensaboe tudo e só depois abra a torneira para enxaguar

Deixar a torneira da cozinha aberta gasta de 12 a 20 litros de água por minuto. Por isso, na hora de lavar a louça, o melhor é encher a pia de água e ensaboar todos os utensílios sujos, enxaguando-os em seguida de uma vez só. Além disso, deixar pratos, talheres e panelas de molho antes de lavá-los é uma dica de ouro. Esse procedimento reduz o esforço na hora de limpar e, consequentemente, a necessidade de mais água corrente no momento da lavagem. Se a sujeira já estiver endurecida e com aspecto grosso, recorra à água quente.

Em casa ou no trabalho, cada um deve ter o seu copo para beber água

Sabia que, depois de beber um copo de água, são necessários pelo menos outros dois para lavá-lo? Assim, se você passa bastante tempo em casa ou no trabalho, use um único copo ao longo do dia. Outra opção é utilizar uma garrafinha térmica ou uma caneca. Independentemente da sua escolha, o importante é ter consciência de que usar vários copos para tomar água durante o dia não faz muito sentido.

As informações foram extraídas do site www.aguapedeagua.org.br. Para saber mais, não deixe de visitar a página. 

 

 


Equipe: MonteSanto.net
Leia Também:
R.A AUTO PEÇAS
Av Walter Caldas n644 centro Monte Sannto
Tel 3275-1069
Emy's Presentes
Você Em Primeiro Lugar
Av : Luiz Eduardo Magalhães Nº 77 centro
Tel (75)32751653
DANIEL DANTAS FOTOGRAFO
UM OLHAR UM CLICK UM REGISTRO PRA TODA VIDA
MONTE SANTO BA
Tel 75 991116222
DANIEL DANTAS FOTOGRAFO
AUTO POSTO PÉ DE SERRA
ABERTO 24 HORAS
SAIDA PARA EUCLIDES DA CUNHA PRÓXIMO AO CONTORNO
Tel
PIZZARIA PEPPERONI
RUA ANTÔNIO PINHEIRO
Tel (75) 99152-7797 / (75) 98120-5094 / (75) 99232-631
NOBRE
MÓVEIS E ELETRO COM CRÉDITO FACIL
AV. LUIZ EDUARDO MAGALHÃES
Tel
UNINTER
O FUTURO A GENTE FA AGORA
RUA DEMOSTENES BARRETO COLÉGIO EMERENCIANO
Tel (75) 3275-1437/(74)99335-5517
R.M GRVAÇÕES
WWW.RMSOM.COM - O site da Galera
ramonmourapv@hotmail.com
Tel (75) 9948-2861
R.M GRVAÇÕES
Dellano Moto Peças
O Seu Caminho Seguro
Rua Coronel Caldas S/n
Tel (75)32751731
Dellano Moto Peças
DAN EVENTOS
COBERTURA DE FESTAS
MONTE SANTO
Tel 7591116222
AUTO POSTO BG
AVENIDA JOÃO CORDEIRO SAÍDA PEDRA VERMELHA
Tel
BAR DO EDMUNDO
MELHOR POINT DA CIDADE
RUA FERNANDES DE ALMEIDA ALTO DO SÃO FRANCISCO MONTE SANTO -BA
Tel (75) 9161-0938
MONTE SANTO EVENTOS
Tel (75)99111-6222
J.P.V Material De Construção
O Point De Sua Construção
Avenida Walter Caldas
Tel
J.P.V Material De Construção

Warning: mysql_fetch_assoc(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/storage/f/24/77/montesanto1/public_html/index.php on line 221
Tel