Bom dia! - quinta, 12 de dezembro de 2019
ABANDONADO: Museu do Sertão de Monte Santo: Onde está o Acervo? Notícias
21/11
às 0:44:
2016
ABANDONADO: Museu do Sertão de Monte Santo: Onde está o Acervo?
Depois de três anos de portas fechadas, responsáveis podem responder criminalmente sobre o possível desaparecimento das peças do acervo histórico.

Há pouco mais de 3 anos o Museu do Sertão de Monte Santo foi fechado, da noite para o dia, por determinação da então atual Administração Municipal e segundo informação, o ato foi necessário para fins de reforma e melhoria das instalações pois o mesmo estava com risco de desabamento, a ideia era melhorar e tornar o museu uma referência cultural e possibilitar aos turistas que por aqui passam, ter acesso a informações e a um acervo de grande importância histórica e cultural com mais qualidade e segurança, especialmente o acervo que trata da Guerra de Canudos,  possuindo o Museu um grande número de itens que se referem às manifestações artísticas do Nordeste Brasileiro, porém, faltando praticamente 40 (quarenta) dias para o final da Gestão do Prefeito Jorge José de Andrade, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer bem como seus eventuais Departamentos, ainda não se manifestaram sobre o local onde se encontra o ACERVO do MUSEU DO SERTÃO, caso tenha sido removido e guardado em outro local seguro ou se esse acervo continua no prédio fechado e mais: se todo o acervo continua sob guarda municipal.


A Lei é clara e define sobre a responsabilidade do acervo no artigo nº 15/2011 que dispõe sobre Alteração da Organização Administrativa da Prefeitura Municipal de Monte Santo, sua estrutura e dá outras providências,  na Seção VI do Capítulo II, exatamente em seu artigo 9º dispõe que a "Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer"  tem por finalidade formular, coordenar e executar as funções do Município em matéria de Educação, cultura, esporte e lazer, competindo-lhe portanto a responsabilidade descrita no inciso XVI – "Proteger o patrimônio cultural, artístico, histórico e natural do Município". assim a responsabilidade de recuperação proteção e até de responder criminalmente sobre o desaparecimento das peças de um patrimônio de suma importância para nossa cidade, recai sobre quem de direito deveria manter a guarda e vigilância.


Simplesmente fechar um Museu sob o pretexto de reforma e abandonar fechado, se deteriorando, sem vigilância já caracteriza descaso, mas já que a reforma mesmo que simples poderia ser muito bem feita com recursos próprios da atual gestão, mas que de forma arbitrária preferiu deixar todo esse tempo o museu fechado a fim de "forçar" o Governo Municipal ou o Iphan a providenciar verba para tal reforma,  pergunta-se: Por quê não foi providenciado então durante este período um outro local na Cidade para abrigar o acervo possibilitando visitação pela população e os turistas que por três anos vieram visitar a cidade principalmente no período da Festa de Todos os Santos e frustrados encontraram o museu de portas fechadas, prejudicando assim um grande atrativo de turistas e consequentemente o comercial local tendo em vista que a cidade tem como seu principal meio de renda externa justamente o turismo?


Não se pode negar que a preservação do Museu se deu de forma impecável, durante o período em que esteve sob a Direção do Artista Plástico Hildegardo Cordeiro Amador Pinto, mais conhecido por “Dedega”. O amor à arte e a dedicação a tudo que se propõe a fazer trouxe uma vida a tudo o que parecia inerte naquelas “peças de museu”. Para deleite dos turistas, “Dedega”, profundo conhecedor de cada item do acervo, dava vida àquela casa, contando com detalhes o significado, a origem, a história e a importância de tudo o que ali estava à mostra. Para “Dedega” cada item não era uma “peça de museu”, mas um pedacinho de manifestação, de história e cultura de um povo, a nossa gente brava nordestina. Há de se reconhecer também a grande contribuição que o ex-prefeito de Monte Santo Dr Ariston Correia Andrade, um grande visionário e que foi o incentivador da base cultural e histórica do nosso Município, responsável por trazer à Cidade em suas gestões, grandes personalidades históricas como: Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Elba Ramalho que em suas visitas e receptividade calorosa sempre deixavam um objeto de lembrança no Museu do Sertão. Foi assim com Luiz Gonzaga o "Rei do Baião" que por aqui deixou sua famosa sanfona e que hoje ninguém sabe onde foi parar, bem assim a cantora Elba Ramalho que doou ao Museu as vestes do Show musical que fez em Monte Santo. 



Há rumores de que um dos itens mais interessantes, só perdendo para a réplica do meteorito “bendegó” , a famosa Sanfona de  "Gonzagão" (foto) teria desaparecido e a população quer saber a veracidade dos fatos, apurar responsabilidades ou simplesmente um esclarecimento das autoridades responsáveis pelo Museu. ONDE ESTÁ O ACERVO DO MUSEU? A população, vereadores e atual gestão não pode ficar inertes a esse descaso. A verdade deve ser revelada e as providencias devem ser tomadas de imediato para recuperação do acervo ou punição dos responsáveis por este abandono que pode significar um crime. Além do mais se o Museu foi fechado para reformas, conclui-se que alguma verba foi destinada a esse fim. Não vamos esperar para janeiro de 2017. A hora é agora, por isso fica aqui a pergunta e o direito de resposta para a atual gestão: Onde foi parar nossa história?.


Confira uma galeria especial com fotos do acervo do museu e relembre um pouco da nossa história que foi abandonada pela atual gestão:


FOTOS DO MUSEU


CONHEÇA MAIS SOBRE A HISTÓRIA DO ANTIGO MUSEU DO SERTÃO E VEJA A IMPORTÂNCIA DE RECUPERAR NOSSA HISTÓRIA.




DEIXE SEU COMENTÁRIO:


Fonte: MonteSanto.net


Equipe: MonteSanto.net
Leia Também:
NOBRE
MÓVEIS E ELETRO COM CRÉDITO FACIL
AV. LUIZ EDUARDO MAGALHÃES
Tel
DANIEL DANTAS FOTOGRAFO
UM OLHAR UM CLICK UM REGISTRO PRA TODA VIDA
MONTE SANTO BA
Tel 75 991116222
DANIEL DANTAS FOTOGRAFO
PIZZARIA PEPPERONI
RUA ANTÔNIO PINHEIRO
Tel (75) 99152-7797 / (75) 98120-5094 / (75) 99232-631
DAN EVENTOS
COBERTURA DE FESTAS
MONTE SANTO
Tel 7591116222
R.A AUTO PEÇAS
Av Walter Caldas n644 centro Monte Sannto
Tel 3275-1069
BAR DO EDMUNDO
MELHOR POINT DA CIDADE
RUA FERNANDES DE ALMEIDA ALTO DO SÃO FRANCISCO MONTE SANTO -BA
Tel (75) 9161-0938
MONTE SANTO EVENTOS
Tel (75)99111-6222
R.M GRVAÇÕES
WWW.RMSOM.COM - O site da Galera
ramonmourapv@hotmail.com
Tel (75) 9948-2861
R.M GRVAÇÕES
Emy's Presentes
Você Em Primeiro Lugar
Av : Luiz Eduardo Magalhães Nº 77 centro
Tel (75)32751653