Boa tarde! - sexta, 13 de dezembro de 2019
Prefeito resolve em parte o problema da Educação: Uma luz sem brilho, no fim do ano letivo Notícias
09/11
às 20:16
2016
Prefeito resolve em parte o problema da Educação: Uma luz sem brilho, no fim do ano letivo
Após um mês de intensos manifestos e negociações um documento firmado entre as autoridades envolvidas resolve, em parte o problema na educação no município. O que deveria acontecer dia 10/11 já mudou para dia 14/11.

Diante do impasse na Educação no Município de Monte Santo e com o intuito de encontrarem a melhor saída para a situação que vinha prejudicando há mais de 30 dias, especialmente os alunos das Redes Municipal e Estadual de Ensino, reuniram-se nesta segunda-feira (07/11), no Salão do Júri do Fórum Rogaciano Cordeiro, a APLB – Sindicato, representada por Alexandra Cardoso da Silva Duarte e Cosme Adailton Moraes;  Município de Monte Santo, representado pelo Prefeito Jorge José de Andrade;  o Procurador Municipal Dr. José Ivan Cardoso Batista; Secretaria de Educação do Município, representada pelo Professor José Ricardo Pinheiro da Silva e o Ministério Público, representado pelo Promotor de Justiça Dr. Lucas da Silva Santana.


Após os debates entre os representados ficaram acertadas as condutas que deverão ocorrer na sequência dos próximos dias para que não ocorram maiores prejuízos ao Setor de Educação do Município, bastante prejudicado pela paralisação, no tocante ao ano letivo, de forma que o prejuízo acabou afetando consideravelmente os alunos em geral, uma vez que em todo o mês de  outubro não foram ministradas aulas nos turnos que dependiam do transporte escolar em que a maioria dos alunos eram da Zona Rural do Município.


Entre os pontos destacados do acerto de conduta entre os principais envolvidos no problema, ocorreu o comprometimento do Prefeito Jorge Andrade em resolver o retorno da atuação dos Estagiários do IEL que já está em andamento e comprovar, mediante apresentação da respectiva documentação junto à Promotoria de Justiça da Comarca de Monte Santo.



Quanto à situação do transporte escolar, segundo afirmações do  próprio Prefeito Jorge, há um débito do Estado da Bahia para com o Município, no valor de R$590.000,00 (Quinhentos e noventa mil reais), referente a esse serviço, havendo previsão de pagamento até a próxima segunda-feira dia 14/11/2016.


 A APLB – Sindicato, por sua vez, comprometeu-se a contribuir com a Prefeitura Municipal na relocação organizada dos Estagiários do IEL, nas escolas, bem como fiscalizar  o regular funcionamento dos serviços de transporte escolar, encaminhando informações e dados relevantes à Promotoria de Justiça.


Por força dos argumentos de alguns motoristas de transporte escolar, de estarem se negando a exercer suas atividades ou que, após as eleições desfizeram-se dos veículos por motivos de oposição política, o Prefeito se comprometeu a fiscalizar e cobrar da Empresa "CLN" a prestação regular do transporte escolar no Município, tempo em que afirmou que o pagamento dos salários dos professores ocorrerão nos dias 10 (dez) e 20 (vinte) de cada mês subsequente, com verba do FUNDEB e complementação do FPM, salientando que no dia 20 (vinte) entrarão também nas contas dos professores as verbas do 13º Salário e do Auxílio Deslocamento e ainda, que os salários dos demais servidores da Educação serão pagos nas mesmas datas dos pagamentos dos professores.


Na oportunidade, o Secretário Municipal de Educação Ricardo Pinheiro  informou que já estava resolvido o retorno dos professores auxiliares das Creches e Pré-Escolas às atividades, retornando a partir do dia 08/11/2016 os professores da reserva do IEL.


Não deixa de ser uma luz, ainda que sem brilho o acerto firmado entre a APLB e o Município. Nossa Equipe pode perceber relatos de alunos de algumas Escolas, de que alguns ônibus do transporte escolar ainda não estavam circulando até o fechamento dessa matéria e que dessa forma o problema ainda não se encontra de todo resolvido para os alunos, os mais prejudicados, sem qualquer garantia de que terão a reposição de praticamente 05 (cinco) semanas sem aulas por falta de transporte escolar, água potável e merenda, entre outros.

 

Fonte: MonteSanto.net


Equipe: MonteSanto.net
Leia Também:
Emy's Presentes
Você Em Primeiro Lugar
Av : Luiz Eduardo Magalhães Nº 77 centro
Tel (75)32751653
PIZZARIA PEPPERONI
RUA ANTÔNIO PINHEIRO
Tel (75) 99152-7797 / (75) 98120-5094 / (75) 99232-631
DANIEL DANTAS FOTOGRAFO
UM OLHAR UM CLICK UM REGISTRO PRA TODA VIDA
MONTE SANTO BA
Tel 75 991116222
DANIEL DANTAS FOTOGRAFO
NOBRE
MÓVEIS E ELETRO COM CRÉDITO FACIL
AV. LUIZ EDUARDO MAGALHÃES
Tel
MONTE SANTO EVENTOS
Tel (75)99111-6222
R.M GRVAÇÕES
WWW.RMSOM.COM - O site da Galera
ramonmourapv@hotmail.com
Tel (75) 9948-2861
R.M GRVAÇÕES
R.A AUTO PEÇAS
Av Walter Caldas n644 centro Monte Sannto
Tel 3275-1069
DAN EVENTOS
COBERTURA DE FESTAS
MONTE SANTO
Tel 7591116222
BAR DO EDMUNDO
MELHOR POINT DA CIDADE
RUA FERNANDES DE ALMEIDA ALTO DO SÃO FRANCISCO MONTE SANTO -BA
Tel (75) 9161-0938