Bom dia! - quinta, 12 de dezembro de 2019
Grande Manifestação demonstra o descaso da prefeitura com a educação em Monte Santo Notícias
21/10
às 18:57
2016
Grande Manifestação demonstra o descaso da prefeitura com a educação em Monte Santo
Várias categorias de Servidores aderiram ao Movimento em solidariedade aos Professores, motoristas, pais e alunos das Redes Municipal e Estadual em Monte Santo.

No início da manhã desta sexta-feira (21/10) uma grande movimentação se fez nas ruas e em frente a Prefeitura Municipal de Monte Santo, Os professores e Funcionários público de várias categorias cobram da prefeitura o pagamento do salário que estão em atraso o que motivou a toda categoria de professores a paralisar as aulas a mais de 15 dias e consequentemente fazer manifestações para cobrar a atual gestão a regularização da categoria como a realizada na última segunda feira quando professores ocuparam a prefeitura municipal da cidade  e desde então vem se mobilizando até esta sexta feira onde foi convocada através das redes sociais e atendendo ao chamado constatou-se que além da presença da categoria dos professores também contou com os estagiários do IEL, de Servidores Públicos, Pais de alunos, alunos e da comunidade local que percorreu junto com os professores as principais ruas da cidade até se aglomerarem em frente a prefeitura Municipal.

Discursos calorosos os manifestantes falaram sobre o descaso da Prefeitura Municipal de Monte Santo no que se refere à categoria dos Professores que vem causando grandes prejuízos à Educação Municipal, educação esta que já é considerada pelas estatísticas como uma das piores do Brasil, Os professores reclamam que na atual gestão os problemas com a educação são constantes e veio se agravar nos últimos meses com salários em atraso e por muitas vezes os professores foram obrigados a entrar em greve e deixar milhares de alunos do município o sem aula por vários dias prejudicando assim o ano letivo em toda rede de ensino do município, além de que sempre que há uma proposta de acordo para a regularização dos salários por parte da prefeitura estas propostas são injustas como pagamento parcelado ou sem as gratificações e vantagens conquistadas pela categoria ao longo de várias lutas.


Na frente do prédio da Secretaria Municipal de Educação de Monte Santo, a representação da APLB-Sindicato, acompanhada dos manifestantes,  esclareceu e apelou “...esse movimento não é de política partidária e sim de política da educação que é a bandeira da categoria há mais de cinco anos. Disse que tem pagado caro pelos seus discursos, mas que tem que ser assim e que foi na Secretaria de Educação (momento que o Movimento foi até a Secretaria Municipal de Educação) que foi construída muita coisa, claro, com o “bloco na rua”, com madrugadas construindo o Plano de Carreira dos Professores e foi aí que nasceu o IEL e a Reserva do Primário. Na oportunidade foi destacado o alto nível da Equipe que integra a Secretaria Municipal de Educação que é formada por profissionais competentes da Educação, por isso, ali se fazia um apelo: “Não vamos jogar a toalha e não vamos entregar nossas conquistas atoa. O Mundo não se acabou porque perdeu-se uma eleição. A nossa vida profissional continua. A APLB continua na rua tendo a sua coerência e o seu discurso correto. Construímos sim muita coisa: Nosso Estatuto, nosso Plano de Cargos e  salários e o Programa dos Estagiários, mas tudo agora está indo à deriva. É como se só valesse se estivessem no Poder. É por isso que venho fazer esse apelo: Chamem a APLB, temos material na mão, sabemos quais as possibilidades de um acerto para até o final desta Gestão, mas não pagar os salários de professores dividido, ignorar um Projeto da natureza do IEL não dá! Dizer que o FUNDEB está estourado e agora seria hora de repensar, não gente! Já sofremos demais!” desabafa a representação da APLB embaixo de sol a pino.

Com 

Em outro momento da Manifestação, desta feita na frente do Fórum local um representante da categoria dos Agentes de Saúde, liderou um apelo ao representante do Ministério Público para que obrigue o Prefeito a pagar os salários dos servidores. Vale lembrar que outras categorias de funcionários públicos de Monte Santo aderiram ao Movimento, já que muitos são pais de alunos e sentem-se prejudicados, uma vez que não só os Professores estão sem pagamentos, mas também os motoristas, razão pela qual,  pais e alunos da Rede Municipal e também da Rede Estadual ficaram prejudicados pela falta do transporte escolar dos alunos da Zona Rural.


Segundo os professores o Prefeito Municipal em assembléia com os professores fez um acordo para regularizar a situação e teria pago parte dos salários atrasados repassados apenas parcialmente e sem as vantagens, fato que dificultou ainda mais as possibilidades de negociação que há mais de duas semanas ainda não avançou e o mais grave ainda é que ignorou completamente o fato de que mesmo que pagasse corretamente os Profissionais de Educação de nada adiantaria se não vem pagando os motoristas e nem garantindo combustível para o transporte dos alunos e assim entrarão na terceira semana de paralisação das aulas em todo o Município, tanto da Rede Municipal quanto Estadual.


Ainda segundo a APLB-Sindicato, ficou decidido nesta tarde, após uma pausa nas manifestações de hoje, em Assembléia Extraordinária da APLB, deliberação que se deu por unanimidade dos presentes, que a GREVE continuará e dar-se-á por Regiões do Município, em dias alternados da semana, de forma a não prejudicar consideravelmente  os alunos, até que o Prefeito Municipal resolva o impasse. Destaca-se o seguinte cronograma: Segunda-feira, pessoal da Sede; terça-feira, Região da Mandassaia e Lagoa do Saco; quarta-feira, Região da Pedra Vermelha; quinta-feira, Região das Areias. A cada dia, os manifestantes da Região em paralisação ocuparão a Prefeitura Municipal nos períodos matutino e vespertino.


“Desde já contamos com o apoio de a colaboração de todos os pais, alunos, funcionários de cada Escola Municipal e Estadual, motoristas, comerciantes e a população em geral que esteja sendo prejudicada e sensibilizada com a suspensão das aulas, por falta de pagamento dos profissionais diretamente envolvidos, incluindo os motoristas do transporte escolar e de abastecimento de água potável e merenda. A qualquer momento que o Prefeito resolver estes problemas acima citados a greve terminará e as aulas voltarão ao normal” destacou a representação da APLB-Sindicato.


Confira o vídeos completo da manifestação 


 


Confira as Fotos












Fonte: MonteSanto.net


DEIXE SEU COMENTÁRIO


Equipe: MonteSanto.net
Leia Também:
BAR DO EDMUNDO
MELHOR POINT DA CIDADE
RUA FERNANDES DE ALMEIDA ALTO DO SÃO FRANCISCO MONTE SANTO -BA
Tel (75) 9161-0938
DAN EVENTOS
COBERTURA DE FESTAS
MONTE SANTO
Tel 7591116222
MONTE SANTO EVENTOS
Tel (75)99111-6222
R.A AUTO PEÇAS
Av Walter Caldas n644 centro Monte Sannto
Tel 3275-1069
DANIEL DANTAS FOTOGRAFO
UM OLHAR UM CLICK UM REGISTRO PRA TODA VIDA
MONTE SANTO BA
Tel 75 991116222
DANIEL DANTAS FOTOGRAFO
PIZZARIA PEPPERONI
RUA ANTÔNIO PINHEIRO
Tel (75) 99152-7797 / (75) 98120-5094 / (75) 99232-631
Emy's Presentes
Você Em Primeiro Lugar
Av : Luiz Eduardo Magalhães Nº 77 centro
Tel (75)32751653
NOBRE
MÓVEIS E ELETRO COM CRÉDITO FACIL
AV. LUIZ EDUARDO MAGALHÃES
Tel
R.M GRVAÇÕES
WWW.RMSOM.COM - O site da Galera
ramonmourapv@hotmail.com
Tel (75) 9948-2861
R.M GRVAÇÕES