Boa tarde! - domingo, 19 de novembro de 2017
Em meio a descaracterização, São João da Tapera sobrevive e completa 13 anos com muito forró pé de serra Notícias
27/06
às 18:02
2016
Em meio a descaracterização, São João da Tapera sobrevive e completa 13 anos com muito forró pé de serra

O São João é uma celebração originária das festas pagãs do solstício de verão europeu, que foi apropriada pela Igreja católica. Os festejos juninos foram trazidos para o Brasil pelos portugueses e aqui recriados para comemorar as colheitas de milho, feijão e frutas. A festa de São João espraiou-se por diversas localidades brasileiras, adequando-se aos grupos sociais segundo os seus significados e expressões. Na Bahia, por exemplo, a comida típica junina é preparada com produtos locais; os mais comumente consumidos são o milho e seus derivados – pamonha, lelé, canjica, cuscuz, polenta, bolo, mungunzá  e o amendoim.

Também é tradição servir café e bebidas alcoólicas, como o licor, o quentão e a cachaça. A fogueira, os fogos de artifício, a música e a dança em quadrilha, com direito a ‘casamento na roça’, compõem o cenário comemorativo da festa de São João.

Nas últimas décadas, em diversas localidades, a ação da indústria cultural transformou o São João tradicional em evento comercial e promoveu uma relativa padronização do festejo, nos moldes de um espetáculo carnavalesco, com shows realizados por bandas midiáticas de sucesso regional, estadual e nacional. Desta forma, o modelo de festa-espetáculo compromete a diversidade cultural da celebração. 

Na contra mão de todo esse modelo midiático ficou o povoado de Tapera, a poucos quilômetros do município de Monte Santo. Os festejos os juninos do povoado completaram 13 anos representando um sucesso incontestável, mesmo com todo esse crescimentos o tradicional São João de Tapera demonstram resistência aos modelos midiáticos e descaracterizados comuns nas outras localidades.

Para muitos um São João simples, mas essa festa representou um cunho cultural enorme, enquanto outras localidades optam por contratações de atrações que de longe lembram o forró, os moradores do povoado de Tapera  se reuniram com as cooperativas e o comercio local e realizam uma grande festa com várias sanfoneiros da região que trouxeram o autêntico forró pé de serra, em comemoração a esta data a cooperativa de produtores da Tapera também proporcionou ao público a distribuição gratuita de vários alimentos produzidos pelos moradores como comidas típicas e licor que foram servidos em bandejas para todo o público presente, lá também era fácil encontrar licor entre outras bebidas típicas também produzido pela cooperativa Mont'Sabores que vem se destacando pela ótima qualidade dos seus produtos e vem a cada dia expandindo o comércio dos seus produtos para outras cidade da região, caracterizando o real modelo cultural da festa, onde produtores rurais comemoram a colheita e as chuvas com alimentos em abundância, O público presente por sua vez compareceu em peso, e o pequeno povoado ficou lotado de automóveis e de pessoas da cidade de Monte Santo e toda região que veio prestigiar a festa e ficaram muito satisfeitos com a organização e da programação que resgatou das origens das tradicionais festas juninas. 

A associação dos moradores de Tapera está de parabéns pela resistência e realização deste grande espetáculo, que mesmo diante a crise e sem grandes investimentos mostra a real força do povo e sua cultura fortalecendo o pequeno produtor e beneficiando milhares de famílias do nosso município.

O tradicional Arraiá da Tapera foi realizado entre os dias 23 e 24 de Junho, confira abaixo a cobertura do evento:
FOTOS 

Fonte: jornaldosertanejo.com

Equipe: MonteSanto.net
Leia Também:
Tolentino material de construção
Tudo para sua construção
Praça Monsenhor Berenguer
Tel (75) 32751254
Tolentino material de construção
PIZZARIA PEPPERONI
RUA ANTÔNIO PINHEIRO
Tel (75) 99152-7797 / (75) 98120-5094 / (75) 99232-631
Emy's Presentes
Você Em Primeiro Lugar
Av : Luiz Eduardo Magalhães Nº 77 centro
Tel (75)32751653
AUTO POSTO PÉ DE SERRA
ABERTO 24 HORAS
SAIDA PARA EUCLIDES DA CUNHA PRÓXIMO AO CONTORNO
Tel
Dellano Moto Peças
O Seu Caminho Seguro
Rua Coronel Caldas S/n
Tel (75)32751731
Dellano Moto Peças
R.M GRVAÇÕES
WWW.RMSOM.COM - O site da Galera
ramonmourapv@hotmail.com
Tel (75) 9948-2861
R.M GRVAÇÕES
MOURA MÓVEIS
LUGAR DE COMPRAR BARATO
PRAÇA CO COMERCIO- PEDRA VERMELHA / RUA JOÃO CORDEIRO MONTE SANTO
Tel (75) 3474- 6014 / (75) 3275-1364
FASB
Faculdade Do Sertão Baiano
Av. Antônio Carlos Magalhães, nº 12 - Centro -
Tel 75 3275-1022
LAN HOUSE PONTO DO ACESSO
O SEU PONTO DE ENCONTRO
RUA MONSENHOR JOSE DIAS
Tel (75) 9171-7363
CONFECÇÕES LEMOS
praça monsenhor berenguer
Tel
MONTE SANTO EVENTOS
Tel (75)99111-6222
UNINTER
O FUTURO A GENTE FA AGORA
RUA DEMOSTENES BARRETO COLÉGIO EMERENCIANO
Tel (75) 3275-1437/(74)99335-5517
J.P.V Material De Construção
O Point De Sua Construção
Avenida Walter Caldas
Tel
J.P.V Material De Construção
NOBRE
MÓVEIS E ELETRO COM CRÉDITO FACIL
AV. LUIZ EDUARDO MAGALHÃES
Tel