Boa tarde! - terça, 15 de outubro de 2019
Vereadores denunciam caos na saúde do município Notícias
16/04
às 5:46:
2015
Vereadores denunciam caos na saúde do município
A população de Monte Santo reclamam da situação que se encontra a saúde no município

A população de Monte Santo reclama da situação que se encontra a Saúde Pública no Município.

Foi-se o tempo em que Farmácia Básica era prioridade do  Município de Monte Santo. Nos últimos meses a falta de medicamentos na Rede Pública de Saúde preocupa a população que por muitas vezes precisa tirar dinheiro do próprio bolso para arcar com as despesas com remédios básicos, que é dever do Executivo Municipal.

No único Hospital do Município que recebe diariamente mais de mil pacientes, a situação ainda é mais caótica: Estrutura em ruínas; leitos deteriorados e insuficientes; atendimento precário e muita desorganização são itens que marcam o dia a dia de pessoas que dependem exclusivamente desse Sistema de Saúde no Município.

Na Zona Rural a situação é ainda pior. Nos PSF’s (Postos de Saúde da Família), a carga horária não chega a ser completa ao longo da semana pela falta de profissionais da Saúde. A população revoltada, cobra do Gestor do Município uma atitude e ações de emergência para assegurar um mínimo de saúde para o cidadão.

Os Vereadores da Bancada de oposição, revoltados com tamanho absurdo, eis que vem debatendo em todas as Sessões da Câmara sobre o assunto, iniciaram nas última semanas, uma espécie de "blitz da saúde" e cruzaram o Município para ouvir a população, alertando-a que a situação poderá ficar muito pior do que se encontra caso não haja uma mobilização visando cobrar melhorias e melhor aplicação da verba pública da Saúde. Em um vídeo gravado recentemente pelos referidos Vereadores e compartilhado nas redes sociais, eles denunciam um problema frequente relatado pela população local:  ausência de medicamentos nas prateleiras tanto do Hospital Municipal na Sede quanto nos Postos de Saúde da Família na Zona Rural.

No vídeo pode-se observar que apenas um pequeno frasco de "Diclofenaco em Gotas" foi encontrado na prateleira de um dos principais postos de saúde do Município, que por lei, jamais, poderia ficar assim.


VEJA O VÍDEO >



A má gestão administrativa da saúde afetou também o Sistema de Transferências de Enfermos para Hospitais de grande porte. Ambulâncias sucateadas fazem o transporte de pessoas todos os dias, dirigidas por motoristas cansados que muitas vezes chegam e tem que voltar em cima do rastro, além da desorganização com regulação e documentação de transferências médicas. Na última semana, um "embate político" entre o deputado natural da região que havia conseguido uma UTI aérea para transferência emergencial de um paciente até a Capital Salvador, causou um desgaste na administração do Hospital local que dispensou a transferência emergencial do paciente e a fez por meio de suas ambulâncias, movimento feito para neutralizar a conquista do Deputado que por disputas eleitoreiras acabou colocando em risco a vida do paciente que se encontrava internado em estado grave na Unidade Hospitalar Monsenhor Berenguer na Sede do Município.

Ainda no ano passado, em meados de setembro, devido a várias denúncias o SINDIMED ( Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia ) protocolou dois ofícios, os quais davam ordem de paralisação dos serviços médicos no Hospital Monsenhor Berenguer e em toda  a rede de PSF do Município. Segundo o Sindicato, ficou comprovado através de denúncias dos próprios médicos e através de receitas médicas que comprovavam a falta de medicamentos fundamentais, as condições precárias de trabalho e a insuficiência de materiais básicos para ocorrências médicas que colocavam em risco o quadro de saúde para os pacientes do principal Hospital da Cidade e mais de 6 meses depois os problemas ainda são recorrentes.

As frequentes falhas dos equipamentos essenciais para o funcionamento da realização de exames do Hospital, que por muitos dias deixou inoperantes  aparelhos essenciais como para exames de  Eletrocardiograma e Raios X, o  que acabou deixando a população sem saída e obrigada a se deslocar até as unidades de saúdes das cidades vizinhas em busca da realização de exames essenciais, como por exemplo Cansanção.


Diante de todos os problemas relacionados e debatidos na Câmara a gestão do Hospital não pode deixar passar a irresponsabilidade da gerência do Hospital em contratar um "falso médico" que foi contratado pelo Hospital Municipal de Monte Santo sem nenhum tipo de verificação básica quanto à sua habilitação (CRM) que comprovariam a sua regularidade  e que foi desmascarado e amplamente divulgado em rede de TV do Estado o que deixou a credibilidade do Hospital Monsenhor Berenguer em cheque.

Em outubro de 2013, a gestão do Prefeito Jorge Andrade anunciou que uma Emenda Parlamentar no valor de 4 milhões de reais seria destinada à reforma e ampliação do Hospital Municipal Monsenhor Berenguer, porém dois anos se passaram e nenhuma reforma foi realizada, por motivos de incompetência na escolha dos Engenheiros  responsáveis pelo Projeto que não consideraram vários fatores bem como o impacto ambiental de reforma o que acabou embargando a obra e adiando uma possível solução para o problema do Hospital.


Confira abaixo algumas imagens enviadas por pacientes e internautas que comprovam o sucateamento do Hospital Monsenhor Berenguer de Monte Santo - Ba.








Fonte: MonteSanto.net


Equipe: MonteSanto.net
Leia Também:
BAR DO EDMUNDO
MELHOR POINT DA CIDADE
RUA FERNANDES DE ALMEIDA ALTO DO SÃO FRANCISCO MONTE SANTO -BA
Tel (75) 9161-0938
AUTO POSTO BG
AVENIDA JOÃO CORDEIRO SAÍDA PEDRA VERMELHA
Tel
R.A AUTO PEÇAS
Av Walter Caldas n644 centro Monte Sannto
Tel 3275-1069
J.P.V Material De Construção
O Point De Sua Construção
Avenida Walter Caldas
Tel
J.P.V Material De Construção
AUTO POSTO PÉ DE SERRA
ABERTO 24 HORAS
SAIDA PARA EUCLIDES DA CUNHA PRÓXIMO AO CONTORNO
Tel
DAN EVENTOS
COBERTURA DE FESTAS
MONTE SANTO
Tel 7591116222
Emy's Presentes
Você Em Primeiro Lugar
Av : Luiz Eduardo Magalhães Nº 77 centro
Tel (75)32751653
UNINTER
O FUTURO A GENTE FA AGORA
RUA DEMOSTENES BARRETO COLÉGIO EMERENCIANO
Tel (75) 3275-1437/(74)99335-5517
Dellano Moto Peças
O Seu Caminho Seguro
Rua Coronel Caldas S/n
Tel (75)32751731
Dellano Moto Peças
PIZZARIA PEPPERONI
RUA ANTÔNIO PINHEIRO
Tel (75) 99152-7797 / (75) 98120-5094 / (75) 99232-631
NOBRE
MÓVEIS E ELETRO COM CRÉDITO FACIL
AV. LUIZ EDUARDO MAGALHÃES
Tel
MONTE SANTO EVENTOS
Tel (75)99111-6222
R.M GRVAÇÕES
WWW.RMSOM.COM - O site da Galera
ramonmourapv@hotmail.com
Tel (75) 9948-2861
R.M GRVAÇÕES
DANIEL DANTAS FOTOGRAFO
UM OLHAR UM CLICK UM REGISTRO PRA TODA VIDA
MONTE SANTO BA
Tel 75 991116222
DANIEL DANTAS FOTOGRAFO

Warning: mysql_fetch_assoc(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/storage/f/24/77/montesanto1/public_html/index.php on line 221
Tel