Com as fortes chuvas que caíram na Região no último mês o "Rio Cariacá", nas proximidades da Sede de Monte Santo voltou a respirar depois de passar por uma forte seca que deixou um dos principais reservatórios de água com menos de 30% de sua capacidade, tendo assim alcançado o nível mais baixo de sua história fato que prejudicou muito os moradores e agricultores da região que chegaram a fazer várias manifestações para chamar atenção sobre o problema, mas felizmente as preces foram atendidas e as chuvas acumuladas em todo leito foi o suficiente para trazer de volta vida ao "Acúde da Tapera".
O "Acúde da Tapera" foi construído em 1919 e conta com uma capacidade de 3.093 mil m³ de água O "Rio Cariacá" despeja uma grande quantidade de água captada em suas cabeceiras, no "Açude da Tapera" que por sua vez, não suportando o manancial jorra formando lindas cachoeiras de beleza exuberante, fato este que só foi observado pela ultima vez em 2009 a aproximadamente 5 anos atrás . O espetáculo é de tamanha beleza que o espaço voltou a atrair milhares de pessoas tornando um ponto turístico e opção de lazer para população Montesantense, para comemorar a volta da cheia foi realizada nesta Quinta-Feira (25) às margens do Açude, local conhecido como “Prainha da Tapera” a primeira "Ressaca do Natal". O evento beneficente que arrecadou alimentos que foram distribuídos para população carente foi organizado por Lucas Som e o Kiosque Ponto do Côco e teve início as 12hrs da tarde e contou com a presença de aproximadamente mil pessoas que curtiram o Encontro de Som até o por do sol. Logo após, a população se dirigiu a Sede do Povoado para continuar a comemoração nos bares do local.
A água trouxe vida e beleza de volta a localidade e a população carente de pontos de lazer agradeceu, curtiu e compartilhou um momento único que há muitos anos não acontecia. A presença da população à localidade fez relembrar os bons tempos da Praia da Tapera que contava com restaurantes e atraia milhares de pessoas todos os finais de semana, por isso é preciso que e população juntamente com o Poder Público procure se unir para preservar e pensar em soluções para manter o Açude da Tapera ainda vivo. É preciso pensar em uma grande obra de requalificação do Rio Cariacá para que ele continue provendo o sustento e lazer da população e futuramente possa atrair bares e restaurantes para explorar o potencial turístico da localidade.
Clique aqui e Confira mais Fotos
Fonte: MonteSanto.net
COMENTÁRIOS