Bom dia! - sábado, 14 de dezembro de 2019
Cerveja de umbu produzida em Uauá é lançada na Fenagro 2014 Notícias
15/12
às 22:20
2014
Cerveja de umbu produzida em Uauá é lançada na Fenagro 2014

Que tal experimentar barrinhas de cereais da agricultura familiar ou uma exótica cerveja de umbu? O passo inicial para emplacar esses novos produtos no mercado foi dado na noite desta quinta-feira (4), com o lançamento da primeira barra de cereais fabricada pela Cooperativa dos Produtores do Abacaxi de Itaberaba (COPAITA) e da cerveja artesanal Saison de Umbu, produzida pela Cooperativa de Agricultura Familiar de Canudos, Uauá e Curaça (Coopercuc). O evento aconteceu na Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária (FEBAFES), uma das programações mais importantes da 27ª edição da Feira internacional da Agropecuária da Bahia – Fenagro 2014, que termina domingo (7), no Parque de Exposições de Salvador. 

 O secretário da Agricultura da Bahia, Jairo Carneiro, reafirmou que a agricultura familiar é uma das prioridades do governo Jaques Wagner, e seguindo sua orientação a Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri) implementa ações visando o fortalecimento deste setor, sendo a agroindustrialização uma das principais alternativas. “Esses novos produtos vão valorizar ainda mais a produção da agricultura familiar em todos os seus estágios, desde os insumos até o produto final, agregando valor ao produto”, explicou Carneiro. 

 Abacaxi desidratado, castanha, licuri, melaço de cana e chocolate, são alguns dos ingredientes que compõem a barrinha de cereal. Para o diretor presidente da Copaita, Valdomiro Vicente, a nova barrinha de cereal vem garantir melhor aproveitamento da produção. “Trabalhamos com os produtos desde sua forma in natura, até o produto final. O produtor passa a ter agora, a garantia de que toda sua produção vai ser absorvida pelo mercado, podendo ser em sua forma in natura ou industrial”, disse. 

 O presidente da Copaita, que agrega mais de 250 famílias, destaca ainda que já existe a expectativa de projeção do produto no mercado, seja através da iniciativa do governo, por meio do Programa Nacional de alimentação Escolar (PENAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), ou no mercado privado, a exemplo de uma grande rede de supermercados que visitou a feira, e demonstrou interesse pela comercialização das barrinhas, adequando-se às condições comerciais. 

 O presidente da Coopercuc, Adilson Ribeiro dos Santos, fala sobre a surpresa dos cooperados diante da repercussão gerada pela nova cerveja de umbu. “Nós não esperávamos essa repercussão, uma fruta nativa e tradicional da caatinga, mas temos certeza de que esse é um salto muito alto para o pequeno produtor da Bahia. O melhor é que o mercado já demonstra interesse de comercialização da cerveja, inclusive uma rede de supermercados de São Paulo está em fase de negociação”, disse. “Esse é o papel do governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura da Bahia/Superintendência da Agricultura Familiar (Seagri/Suaf), estimular a agricultura familiar da Bahia, incentivando a industrialização, e profissionalizando os pequenos produtores, para garantir emprego e renda no campo”, afirmou o superintendente da Agricultura Familiar da Seagri, Wilson Dias. 

 Fonte: Ascom

Equipe: MonteSanto.net
Leia Também:
R.A AUTO PEÇAS
Av Walter Caldas n644 centro Monte Sannto
Tel 3275-1069
NOBRE
MÓVEIS E ELETRO COM CRÉDITO FACIL
AV. LUIZ EDUARDO MAGALHÃES
Tel
DAN EVENTOS
COBERTURA DE FESTAS
MONTE SANTO
Tel 7591116222
MONTE SANTO EVENTOS
Tel (75)99111-6222
BAR DO EDMUNDO
MELHOR POINT DA CIDADE
RUA FERNANDES DE ALMEIDA ALTO DO SÃO FRANCISCO MONTE SANTO -BA
Tel (75) 9161-0938
DANIEL DANTAS FOTOGRAFO
UM OLHAR UM CLICK UM REGISTRO PRA TODA VIDA
MONTE SANTO BA
Tel 75 991116222
DANIEL DANTAS FOTOGRAFO
Emy's Presentes
Você Em Primeiro Lugar
Av : Luiz Eduardo Magalhães Nº 77 centro
Tel (75)32751653
R.M GRVAÇÕES
WWW.RMSOM.COM - O site da Galera
ramonmourapv@hotmail.com
Tel (75) 9948-2861
R.M GRVAÇÕES
PIZZARIA PEPPERONI
RUA ANTÔNIO PINHEIRO
Tel (75) 99152-7797 / (75) 98120-5094 / (75) 99232-631